Pesquisas Paraibanas de Pós-Graduação em Educação Matemática: o que nos trouxe Ubiratan D’Ambrosio
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3200Palavras-chave:
Educação Matemática., Ubiratan D'Ambrosio, Pesquisa Bibliográfica., Pós-graduação, ParaíbaResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa descritiva de levantamento bibliográfico que analisou contribuições de Ubiratan D’Ambrosio para as pesquisas paraibanas de Pós-Graduação em Educação Matemática, norteada pelo seguinte problema investigativo: quais pressupostos teóricos são observados nas pesquisas paraibanas Stricto Sensu envolvendo a produção científica do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio? Consultamos os repositórios institucionais de Dissertações e Teses da UFPB, UFCG e UEPB, no lapso temporal de 2015 a 2021, verificando quais deles traziam citações diretas/indiretas de Ubiratan D’Ambrosio. Foram encontradas 281 citações diretas/indiretas em 46 trabalhos validados, os quais permitem inferir que suas contribuições estão concentradas principalmente nas pesquisas de mestrado da UEPB e vinculadas nas práticas escolares. Sobre os eixos temáticos, identificamos a predominância de citações relativas a Etnomatemática, Práticas Pedagógicas, História da Matemática, Tecnologias e Modelagem. Estudos como este permitem materializar, sistematizar e memorar o legado do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio e a pesquisa em Educação Matemática. Pesquisas futuras são enunciadas no trato de traçar um perfil científico do legado de Ubiratan D’Ambrosio, a partir das pesquisas paraíbas de Graduação e Pós-Graduação.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BICUDO, M. A. V.; PAULO, R. M. Um ExercÃcio Filosófico sobre a Pesquisa em Educação Matemática no Brasil. Boletim de Educação Matemática (Bolema), Rio Claro, v. 25, n. 41, p. 251-298, dez. 2011.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Tradução de Maria Alvarez, Sara dos Santos e Telmo Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.
BORGES, R. A. S.; DUARTE, A. R. S.; CAMPOS, T. M. M. A Formação do Educador Matemático Ubiratan D’Ambrosio: Trajetória e Memória. Boletim de Educação Matemática (BOLEMA), Rio Claro, v. 28, n. 50, p. 1056-1076, dez. 2014.
D’AMBROSIO, U. Da Realidade à Ação: reflexões sobre educação e matemática. 3. ed. Campinas: Summus Editorial, 1986.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 17. ed. Campinas- SP: Papirus Editora, 2009.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas-SP: Papirus Editora, 2012.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: Uma Visão do Estado da Arte. Pro-Posições, Campinas, v. 4, n. 1, p. 7-17, mar. 1993a.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: um programa. Educação Matemática em Revista (EMR-SBEM), BrasÃlia, v. 1, n. 1, p. 5-11, abr. 1993b.
D’AMBROSIO, U. Informática, ciências e matemática. Net, BrasÃlia, jan. 1996.
JOSÉ, I. B. S.; JUNIOR, C. L. S. A Etnomatemática como Ciência a Serviço do Resgate Cultural. Revista Binacional Brasil Argentina (Revista RBBA), Bahia, v. 10, n. 2, p. 219-231, dez. 2021.
NOBRE, S. Ubiratan D’Ambrosio (1932–2021) – In Memoriam. Revista Brasileira de História da Matemática (RBHM), Rio Claro, v. 21, n. 41 p. 1-10, ago. 2021.
ROSA, M. Etnomatemática e o Papel de Ubiratan D’Ambrosio: Contribuições para a Educação Matemática. APEduC Revista/APEduC Journal, Ouro Preto, v. 2, n. 2, p. 13-26, nov. 2021.
ROSA, M.; OREY, D. C. Etnomodelagem: a arte de traduzir práticas matemáticas locais. 1. ed. São Paulo: Editora Livraria da FÃsica, 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.