A Educação Financeira como temática no Encontro Nacional de Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3198Palavras-chave:
Educação Financeira, Encontro Nacional de Educação Matemática, Revisão SistemáticaResumo
A Educação Financeira (EF) está em maior evidência por parte de pesquisadores da Educação Matemática. Diante disso, este artigo visa apresentar uma análise das publicações envolvendo a EF presentes nos anais das quatro últimas edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Foi adotada a abordagem mista, subsidiada pela revisão sistemática por meio da identificação e análise de 101 trabalhos. Os resultados apontaram que os trabalhos publicados nas primeiras edições apresentavam a EF, predominantemente, como um campo reduzido à aplicação de conteúdos de Matemática Financeira no cotidiano. Nas edições mais recentes, as definições sobre EF, identificadas nos textos, traziam concepções mais críticas. O ambiente escolar foi o mais adotado pelos pesquisadores, com destaque para a formação continuada docente e intervenções com alunos do Ensino Médio. Os resultados indicam um aumento nas publicações sobre EF, reconhecendo a relevância das pesquisas no âmbito escolar e na formação do professor.
Downloads
Referências
ASSIS, A. M. R. B. de; SANTOS, L. T. B dos. A educação financeira na formação inicial de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: como está acontecendo? Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá-MT: SBEM, 2019.
BANCO CENTRAL DO BRASIL. Programa Aprender Valor. 2021. DisponÃvel em https://aprendervalor.caeddigital.net/#!/programa. Acesso em 24 jul. 2021.
BASTOS, R. R. A construção de uma pesquisa sobre o conhecimento financeiro de estudantes do ensino fundamental. In.: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. DisponÃvel em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7698_4355_ID.pdf. Acesso em 25 out. 2021.
BORIOLA, Claudio. Projeto Educação Financeira nas Escolas, São Paulo, 2004. DisponÃvel em: http://www.boriola.com.br. Acesso em 17 out.2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: versão final. 2017. DisponÃvel em: <http://historiadabncc.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf>. Acesso em 12 nov. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação e Comissão de Valores Mobiliários. Programa Educação Financeira na Escola. DisponÃvel em: https://www.edufinanceiranaescola.gov.br/. Acesso em 21 mar. 2022.
CAMPOS, A. B.; KISTEMANN JR., M. A. Contribuições da educação financeira crÃtica para tomada de decisões de consumo de jovens-indivÃduos-consumidores. In.: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba-PR: SBEM, 2013. DisponÃvel em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/1981_720_ID.pdf. Acesso em 26 ago 2021.
COUTINHO, C. de Q. e S. O professor e o livro didático na abordagem da educação financeira. In.: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. DisponÃvel em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6091_2680_ID.pdf. Acesso em 24 out. 2021.
CRUZ, R. dos S.; BATISTELA, R. de F. O ensino de matemática financeira abrindo portas para a cidadania. In.: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador-BA: SBEM, 2010.
DANTAS, L. T.; SANTOS, B. C. M. dos. Uma proposta de educação financeira para os anos iniciais do ensino fundamental. In.: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. DisponÃvel em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5272_2927_ID.pdf. Acesso em 25 ago. 2021.
FERREIRA, F. P. da S. C; PIASSON, D; SANTOS, P. A. da S; COSTA, A. M. A. da. Objetos Digitais de Aprendizagem no Ensino da Educação Financeira. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá-MT: SBEM, 2019.
FERREIRA, G. G. Educação financeira e etnomatemática: um elo na construção da cidadania. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá-MT: SBEM, 2019.
KISTEMANN JR, M. A. Uma discussão sobre a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e o tema integrador “consumo e educação financeira†e o currÃculo de Matemática. In.: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. DisponÃvel em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/4572_2679_ID.pdf. Acesso em 24 out. 2021.
LOPES, S. C.; PAIVA, A. M. S. de.; SÃ, I. P. de. Matemática financeira e contextualização: importante parceria na construção da cidadania crÃtica. In.: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba-PR: SBEM, 2013. DisponÃvel em:http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/2712_1286_ID.pdf. Acesso em 26 ago. 2021.
MARINHO, F. C. V. GUERRA, P. A. R. da S.;CUSTÓDIO, F. de A.; ALMEIDA, L. F. A.; MEIRELES, R. M. C.; TRAMONTANO, A. F.; ARAÚJO, P. dos R. A gamificação em uma oficina de educação financeira para jovens do Complexo do Alemão. Anais do XIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá-MT: SBEM, 2019.
MUNIZ, I, Jr. Educação financeira e a sala de aula de matemática: conexões entre a pesquisa acadêmica e a prática docente. In.: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. DisponÃvel em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/6333_4396_ID.pdf. Acesso em 25 out. 2021.
NACARATO, A. M. Práticas de formação e de pesquisa do professor que ensina matemática: uma construção narrativa. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 24, 11
NASSER, L. O Ensino de Matemática Financeira na Escola Básica. In.: Anais do X Encontro Nacional de Educação Matemática. Salvador-BA: SBEM, 2010.
NEGRI, Ana Lucia Lemes. Educação financeira para o Ensino Médio da rede pública: uma proposta inovadora.2010. Dissertação (Mestrado em Educação). UNISAL – SP, 2010
ORGANIZATION FOR ECONOMIC AND CO-OPERATION DEVELOPMENT. Improving financial literacy. Analysis of issues and policies. Paris: OECD, 2005. DisponÃvel em: https://read.oecd-ilibrary.org/finance-and-investment/improving-financial-literacy_9789264012578-en#page27 Acesso em 03 nov. 2021.
PELINSON, N. C. P.; BERNARDI, L. dos S. Cenário para investigação: possibilidades de uma educação financeira crÃtica para jovens campesinos. In.: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. DisponÃvel em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/8024_3857_ID.pdf. Acesso em 26 ago 2021.
PESSOA, C. A. S. Educação Financeira: O que tem sido produzido em mestrados e doutorados defendidos entre 2013 e 2016 no Brasil? In: CARVALHÊDO, J. L. P.; CARVALHO, M. V. C de; ARAUJO, F. A. M. (orgs.). Produção de conhecimentos na Pós-graduação em educação no nordeste do Brasil: realidades e possibilidades. Teresina: EDUPI, 2016. p. 239-256. DisponÃvel em: http://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/ppged/arquivos/files/TRABALHOS%20ENCOMENDADOS_E-BOOK.pdf
PESSOA, C. A. S. Educação financeira na perspectiva da educação matemática crÃtica em livros didáticos de matemática dos anos iniciais do ensino fundamental. In.: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. DisponÃvel em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5176_2681_ID.pdf. Acesso em 24 out 2021.
REBELLO, A. P; ROUT, S. Educação Financeira no século XXI: uma proposta pedagógica para alunos do ensino médio. In: Jornada Nacional de Educação Matemática (5), 2014, Passo Fundo, RS). Educação matemática: o que ensinar? por que aprender? Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2014.
SANTOS, A. P. dos.; PRADO, M. E. B. B. Educação financeira e a formação continuada do professor. In.: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. DisponÃvel em: sbembrasil.http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7991_4268_ID.pdforg.br. Acesso em 25 ago 2021.
SILVA, A. M. da. Uma proposta de formação continuada de professores em educação financeira escolar. In.: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: SBEM, 2016. DisponÃvel em: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/7663_4395_ID.pdf. Acesso em 25 out 2021.
SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba: SBEM, 2013.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.