Educação Estatística em documentos curriculares brasileiros: um estudo comparado
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3197Palavras-chave:
Currículo, Educação Básica, Combinatória, ProbabilidadeResumo
Esse artigo objetiva analisar como a Estatística, a Probabilidade e a Combinatória são apresentadas nos dois mais recentes documentos norteadores do currículo escolar brasileiro: os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Para isso nos fundamentamos na metodologia de Educação Comparada observando a homogeneidade por se tratar de documentos curriculares; a heterogeneidade considerando as características de cada documento e suas mudanças ao longo do tempo; e a pluralidade por serem documentos distintos. Observam-se mudanças positivas na organização relacionadas à temática, como a antecipação para anos iniciais do estudo da estatística e da probabilidade; no entanto, seguem existindo descontinuidades na organização curricular relacionadas à Educação Estatística, fato entendido como entrave para a efetivação do letramento estatístico e o desenvolvimento de raciocínios probabilístico e combinatório.
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