As aulas online de Matemática na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3181

Palavras-chave:

Matemática, Aulas online, Pandemia

Resumo

O objetivo desse estudo é identificar dificuldades de participação dos alunos nas aulas de Matemática durante a realização das atividades não presenciais, devido à pandemia da Covid-19. Para isso, elaboramos um questionário, em formato de enquete e o aplicamos junto a 51 alunos de uma escola pública da rede estadual de ensino, parceira das atividades do PIBID – Matemática. Os resultados desse estudo apontam para a necessária reflexão sobre o ensino remoto e sobre os meios indispensáveis para uma boa qualidade desse ensino, como, por exemplo, o acesso à internet de qualidade e à formação contínua para professores sobre o uso de tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALAGOAS, Decreto nº 69 531, de 19 de março de 2020. Dispõe sobre a criação do comitê de gerenciamento de impactos e econômicos da crise da Covid – 19 (coronavírus), e dá outras providências. Maceió: DOE/AL. 19 de março de 2020.

ARAÚJO, F.W.G.D; SILVA, E.M.D.A; SILVA, R.D.A.G. Uma análise da educação matemática durante a pandemia de covid-19. Anais do VII Congresso Nacional de Educação – CONEDU. Maceió: Editora Realize, out./2020.

BRASIL, Ministério-Da-Educação/ Portaria MEC n° 343, de 17.3.2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=88631 Portaria MEC n° 343, de 17.3.2020. Acesso em: 07 set. 2021.

BUSCAATIVAESCOLAR. Sobre a busca ativa escolar. Disponível em: https://buscaativaescolar.org.br/. Acesso em: 07 Set. 2021.

CIFUENTES-FAURA, J. Consecuencias en los niños del cierre de escuelas por Covid– 19: el papel del gobierno, profesores y padres. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, Madrid, v. 9, n. 3ed, p. 1-12, 2020.

FOODY, G. M.; ARORA, M. K. Incorporating mixed pixels in the training, alocation and testing stages of supervised classifications. Pattern Recognition Letters, v. 17, n. 13, p. 1389-1398, 1996.

RAMOS, T. A importância da matemática na vida cotidiana dos alunos do ensino fundamental II. Cairu em Revista. Jan/fev 2017, Ano 06, n° 09, p. 201-218.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 41-57, set. 2020.

SANTANA, C. L. S. E; BORGES SALES, K. M. Aula em casa: educação, tecnologias digitais e pandemia covid-19. Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 75-92, set. 2020.

SELBACH, S. Por que ensinar Matemática? In: SELBACH, S. et al. (Org.). Matemática e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010, p.39-42.

SILVA NETO, J. F. Concepções sobre a formação continuada de professores de matemática em Alagoas. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica. Universidade Federal de Pernambuco, Campus Recife, 2012.

SILVA, J. V.; SILVA, D. B. F.; SILVA NETO, J. F. Ensino de Matemática na pandemia: reflexões sobre os desafios de pibidianos. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 9, n. 27, p. 1–12, 2022.

Publicado

2022-12-19

Como Citar

Souza, E. dos S., Pinto, L. de O., & Ferreira da Silva Neto, J. (2022). As aulas online de Matemática na pandemia. Educação Matemática Em Revista, 27(77), 190-198. https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.3181

Edição

Seção

Artigos