Contribuições do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico

aplicações do conceito de função

Autores

  • Anderson de Souza Santos Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Leandro de Oliveira Souza Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i76.2945

Resumo

As adaptações do ensino presencial para o ensino remoto, em decorrência das ações preventivas de combate a pandemia de COVID-19, se constituíram como um desafio para os professores da educação básica, sobretudo quanto a elaboração de propostas didáticas para ambientes virtuais. Partindo desse pressuposto, o presente artigo tem por objetivo analisar o potencial do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Considerou-se a exploração de relações funcionais aplicadas no contexto de situações problemas, nas quais abordamos possíveis soluções para o tratamento de resíduos sólidos no município de Monte Alegre de Minas/MG. Para a pesquisa elaboramos uma sequência de atividades online, realizadas com dez alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os dados foram produzidos por meio da plataforma Classroom do GeoGebra e analisados juntamente com a vídeo-gravação da pesquisa. A análise indica possíveis contribuições do GeoGebra e da abordagem contextualizada de situações problemas para o desenvolvimento do pensamento algébrico.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

de Souza Santos, A., & de Oliveira Souza, L. (2022). Contribuições do GeoGebra Classroom para o desenvolvimento do pensamento algébrico: aplicações do conceito de função. Educação Matemática Em Revista, 27(76), 127-140. https://doi.org/10.37001/emr.v27i76.2945

Edição

Seção

Artigos