Ensinando Critérios de Divisibilidade Visualmente – Uma Experiência Didática

Autores

  • Augusto Mendes Duarte Universidade Federal do ABC

Resumo

Abordando contextualização histórica, recursos tecnológicos, resolução de problemas e uso de materiais manipuláveis, realizou-se uma experiência de ensino no 6º Ano do Ensino Fundamental. O conceito de números figurados, central para a aritmética pitagórica, foi explorado em conjunto com diversos aspectos históricos e filosóficos em seus respectivos lugares na Grécia Antiga. Tomou-se o cuidado de articular a História à Matemática, com o intuito de mostrar como o saber científico se insere na sociedade. Utilizou-se apresentação de slides munidos de animações e imagens. Conceitos de divisibilidade foram trabalhados através da construção de números figurados com fichas coloridas. Para os critérios de divisibilidade, propõe-se explicar cada um deles utilizando a visualidade dos números figurados em vez de somente os expor como regras. Um desafio com diversos problemas objetivando exercitar o raciocínio abstrato concluiu a sequência didática, obtendo um resultado condizente. A percepção dos alunos revelou boa aceitação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Mendes Duarte, A. (2022). Ensinando Critérios de Divisibilidade Visualmente – Uma Experiência Didática. Educação Matemática Em Revista, 27(76), 46-59. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2875

Edição

Seção

Relatos de Experiência