Opinião dos Professores acerca do Desempenho dos Estudantes no Teste Cognitivo de Matemática no Saeb 9º do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i74.2749

Resumo

O estudo teve como objetivo investigar a opinião dos professores em relação às possíveis causas do baixo desempenho dos estudantes em Matemática 9º ano do Ensino Fundamental no teste do Saeb e a que elementos as causas estão relacionadas. Para a realização desta pesquisa, no período de março a junho de 2019, foram aplicados questionários com questões abertas a 33 professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental do Distrito Federal. Os resultados indicaram que, na opinião dos professores, o baixo desempenho dos estudantes pode estar vinculado: às habilidades não desenvolvidas, ao desalinhamento entre a matriz do teste e organização do trabalho pedagógico, à desmotivação dos estudantes e aos ciclos de aprendizagem, visto que interferem no alcance dos objetivos de aprendizagem e, consequentemente, nos resultados do teste do Saeb. Conclusivamente, o estudo apontou a necessidade de mais reflexões acerca do tema avaliação, visto ainda haver discursos de professores com afirmativa que os estudantes só estudam quando pressionados pelas notas e pela reprovação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina de Jesus Teixeira, Universidade de Brasília (UnB)

Mestra pela Universidade de Brasília (2019) na linha de pesquisa Educação em Ciências e Matemática; Graduada em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília UNICEUB (1998); Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (2007); Especialista em Psicopedagogia Clínico-Institucional (2010); Especialista em Docência do Ensino Superior (2008). Integrante do grupo de pesquisa “Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM”. Recebeu em 2019 o “Prêmio Práticas Inovadoras em Educação” com o projeto Matemática “É Para Todos”; Professora premiada pela OBMEP em 2019, 2018, 2017 e 2016; Professora premiada pela OMDF em 2019 e 2018. Atualmente, Professora de Matemática da Secretaria de Estado de Educação do DF. Tem desenvolvido pesquisas com foco nas temáticas: Resolução e Formulação de Problemas, Avaliações Externas e em Larga Escala.

Cátia Maria Machado da Costa Pereira, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Educação (UnB). Mestre em Ciências do Ambiente (UFT). Licenciada em Pedagogia (FAFIC). Pesquisadora-Tecnologista no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq: Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília (UnB)

É Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (PNPD/Capes: 88887.463536/2019-00, 2020); Doutor em Educação Matemática – PUCSP (2012), com Estágio Doutoral realizado na Universidade do Minho (UMINHO/PT); Mestre em Educação – UCB (2005); Pós-Graduado em de Ensino da Matemática – UNICLAR (2000); Licenciado em Ciências – UEG (1996), Matemática – UNOESTE/SP (1999) e Pedagogia – Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília – UnB/FE e Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE/UnB), onde desenvolve pesquisas assentadas na Educação Matemática. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática, da Educação Matemática Inclusiva e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática, epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM".

Publicado

2022-05-16

Como Citar

de Jesus Teixeira, C. ., Machado da Costa Pereira, C. M., & Eustáquio Moreira, G. (2022). Opinião dos Professores acerca do Desempenho dos Estudantes no Teste Cognitivo de Matemática no Saeb 9º do Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 27(74), 73-91. https://doi.org/10.37001/emr.v27i74.2749

Edição

Seção

Artigos