Calculando Investimentos de Renda Fixa com o Aplicativo “Calculadora de Poupança & Juros”
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v27i77.2476Palavras-chave:
Educação Financeira, Educação Matemática, Resolução de problemas., Dispositivos móveis, Renda fixaResumo
Este trabalho busca apresentar a aplicação de uma situação-problema envolvendo investimento de renda fixa aliada à utilização do aplicativo de dispositivo móvel “Calculadora de Poupança & Juros”. Entendemos que o sistema educacional deve integrar em seu currículo as tecnologias digitais móveis, realizando cálculos com comparação de juros, taxa de crescimento, taxas de impostos, entre outros, beneficiando a tomada de decisões dos(as) alunos(as) no mercado financeiro. A atividade foi realizada em uma turma de 2ª série do Ensino Médio em uma escola pública da cidade de Boca do Acre – AM e teve como objetivo analisar produtos de renda fixa e também tomar uma decisão frente a uma situação-problema. Os principais resultados foram o desenvolvimento de uma aprendizagem mais ativa, reflexiva e dinâmica além dos(as) alunos(as) desenvolverem uma visão mais aprofundada sobre investimentos de renda fixa.
Downloads
Referências
Referências
ALRO, H.; SKOVSMOSE, O. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2006.
BORBA, M. D. C.; SILVA, R. S. R. D.; GADANIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. BrasÃlia: MEC/SEB, 2016.
GABAN, A. A.; DIAS, D. P. Educação financeira e o livro didático de matemática: uma análise dos livros aprovados no PNLD 2015. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: SBEM, 2016.
GRÖHS, D. O. Educação Financeira CrÃtica: o caso dos alunos do 2.º ano do Ensino Médio de uma escola de Boca do Acre – AM com mediação de aplicativos móveis. 2020. 180 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2020.
INFOMONEY. O que é CDB? DisponÃvel em: https://www.infomoney.com.br/guias/cdb/. Acesso: em 4 ago. 2019.
KISTEMANN JÚNIOR, M. A. Uma discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular Comum (BNCC) e o tema integrador “consumo e educação financeira†e o currÃculo de Matemática. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: SBEM, 2016.
NIGRO, T. Do mil ao milhão: sem cortar o cafezinho. Rio de Janeiro: Harper Collins, 2018.
SKOVSMOSE, O. Educação Matemática CrÃtica. Campinas: Papirus, 2001.
WINOGRAD, A. Alfabetização financeira: tudo o que você deve saber sobre finanças pessoais para melhorar sua vida econômico-financeira. São Paulo: Novatec Editora, 2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.