A Educação Estatística: reflexões em contextos formativos no Distrito Federal e em Goiás
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v27i76.2463Palavras-chave:
Educação Estatística, Formação de Professores, Ensino de MatemáticaResumo
Nas orientações curriculares nacionais, a estatística se faz presente desde os primeiros anos de escolarização, sendo seu ensino e aprendizagem defendidos de modo a desenvolver a literacia estatística. Este estudo discute a Educação Estatística em contextos de formação inicial de professores de matemática no Distrito Federal e em Goiás, tendo como objetivo investigar a compreensão conceitual de licenciandos em matemática sobre medidas de tendência central. Para tanto, desenvolve-se um estudo qualitativo interpretativo de 151 ingressantes e 68 concluintes em resposta a questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados evidenciam dificuldades em maior número entre os ingressantes em relação aos conceitos de média, moda e mediana. Tais dificuldades questionam a qualidade das interações conceituais vivenciadas por eles na Educação Básica; impõem limitações na interação desses estudantes com os domínios curriculares próprios do Curso Superior, o que prejudica sua formação, e podem limitar sua futura prática docente.
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