Um panorama das pesquisas brasileiras em Educacão Matemática Inclusiva: a constituição e atuação do GT13 da SBEM
Resumo
Com o presente texto, objetiva-se apresentar o número temático intitulado “Diferença, Inclusão e Diversidade”, publicado pela Educação Matemática em Revista, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, em parceria com o Grupo de Trabalho intitulado “Diferença, Inclusão e Educação Matemática”, o GT13. Paralelamente, traça-se um panorama da constituição do campo de investigações brasileiras acerca da Educação Matemática Inclusiva, que culmina na criação do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, como um reflexo da atuação do referido GT. O artigo segue trazendo algumas conceituações teóricas que embasam as pesquisas do grupo na contemporaneidade. Conclui-se, ao final, que há um aumento quantitativo no número de pesquisadores interessados pela temática, bem como uma ampliação acerca dos campos de pesquisa, principalmente no que diz respeito aos sujeitos investigados, passando de uma visão mais restrita ao público da Educação Especial, para outra, mais abrangente, inclusiva, para além da diferença pautada apenas pelas deficiências.