Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva
Palavras-chave:
Matemática Inclusiva, Tecnologias de Informação e Comunicação, Materiais Concretos.Resumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de pesquisas acerca de metodolo-gias de ensino direcionadas a deficientes visuais (DV), com base em Tecnologias de Infor-mação e Comunicação (TICs) e materiais concretos para o ensino de equações algébricas e de gráficos de funções de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual, no ensino regular. Além disso, visa relatar a experiência didático-pedagógica dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, bolsistas do PIBID, Pro-grama Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Pato Branco, do ponto de vista da inclusão de alunos com deficiência visual. Os resultados do estudo e da pesquisa foram disponibilizados no formato de texto e de videoaula em um blog como ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. Os objetivos foram atingidos tanto do ponto de vista da aprendizagem dos alunos do ensino médio, quan-to da capacitação dos alunos do PIBID, os quais tiveram a oportunidade de utilizar uma me-todologia de ensino inclusiva, aprender a escrita Braille, o uso do Soroban e conhecimentos específicos das TICs, recursos essenciais para a prática pedagógica em sala de aula.Downloads
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Como Citar
Figueroa, T. P., De Bortoli Fávero, E. M., Camargo Almeida, B. L., & dos Santos, J. R. (1). Tecnologias Concretas e Digitais Aplicadas ao Processo de Ensino-Aprendizagem de Matémática Inclusiva. Educação Matemática Em Revista, (32), 52 - 60. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/207
Edição
Seção
Artigo Teórico