Qual Matemática Para Crianças Tão Pequenas? Explorando As Noções de Espaço Com Crianças de 1 a 3 Anos
Palavras-chave:
educação infantil, percepções geométricas, videogravação de aulasResumo
O texto apresenta uma situação de ensino envolvendo a matemática com crianças no minimaternal (1 e 3 anos). A professora desenvolve com os alunos uma atividade de exploração com bolas e caixas de diferentes tamanhos e problematiza as ações das crianças. Toda a situação é vídeogravada. A análise do vídeo possibilitou identificar dois aspectos que se evidenciaram como fundamentais de serem considerados quanto ao desenvolvimento da percepção matemática pelas crianças pequenas: de que seja possível envolver as crianças de 1 a 3 anos em situações-problema nas quais elas busquem soluções (atividades não convencionaisnas aulas de matemática) possibilitando a elas a produção de ideias e percepções sobre geometria e de que a produção em vídeo das ações dessas crianças, bem como a análise
compartilhada desses vídeos são instrumentos fundamentais para o professor produzir argumentos necessários e observações importantes para acompanhar a aprendizagem desuas crianças.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
Pellatieri, M. (1). Qual Matemática Para Crianças Tão Pequenas? Explorando As Noções de Espaço Com Crianças de 1 a 3 Anos. Educação Matemática Em Revista, (29), 26-34. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/183
Edição
Seção
Artigo Teórico