Mapeamento das produções sobre Educação Matemática Crítica: as últimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática

Autores

  • Cecy Leite Alves Carreta Universidade Cruzeiro do Sul
  • Cintia Aparecida Bento dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v27i76.1815

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo apresentar um mapeamento dos artigos relacionados à Educação Matemática Crítica publicados na modalidade Comunicação Científica das ultimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizará o método análise de conteúdo de acordo com os pressupostos apresentados por Bardin (2011). Foram analisados dezenove artigos como diferentes propostas e objetivos. Essa pesquisa pode trazer relevâncias para este cenário e para os pesquisadores da área da Educação Matemática, visto que apresentou as lacunas presentes nas pesquisas de Educação Matemática Crítica. Além disso, apresentou as principais metodologias e recursos utilizados pelos pesquisadores para o desenvolvimento da Educação Matemática Crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecy Leite Alves Carreta, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul). Possui graduação em Licenciatura Matemática e Lato Sensu em Educação Matemática pela Universidade Nove de Julho e Lato Sensu em Docência no Ensino Superior pela Universidade Católica Dom Bosco. Atualmente é professora efetiva de matemática do Ensino Fundamental II na Escola Municipal Prof. Joaninha Grassi Fagundes.

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Carreta, C. L. A., & Santos, C. A. B. dos. (2022). Mapeamento das produções sobre Educação Matemática Crítica: as últimas cinco edições do Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática Em Revista, 27(76), 168-179. https://doi.org/10.37001/emr.v27i76.1815

Edição

Seção

Artigos