Esta é uma versão desatualizada publicada em 2020-06-30. Leia a versão mais recente.

Práticas Docentes Universitárias e a Formação de Professores de Matemática

Autores

  • ALAN KARDEC CARVALHO SARMENTO UFPI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v25i67.1777

Resumo

Este estudo questiona as práticas docentes dos professores universitários nos cursos de Licenciaturas em Matemática, considerando que elas são elementos de formação por serem representações sociais e históricas de um modo de ser professor. O objetivo geral é investigar como as práticas docentes universitárias influenciam na formação dos futuros professores de Matemática. Trata-se de uma pesquisa inspirada em métodos colaborativos de natureza descritiva e explicativa, baseada em estudo bibliográfico e empírico ancorada na análise de conteúdo. A pesquisa apontou que embora os futuros professores de Matemática estejam sob forte influência das práticas docentes dos professores universitários, em regra, fundamentadas numa cultura pedagógica de base cartesiana, eles não são meros reprodutores dessa cultura, pela contrário, há um processo de transformação dessas práticas, através de sua ressignificação, possibilitadas pelos sentidos pessoais atribuídos a este tipo de ensino, o que sustenta a necessidade de refletir sobre tais práticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALAN KARDEC CARVALHO SARMENTO, UFPI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Professor de Matemática - CCN/UFPI Coordenação do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Mestre em Educação na linha Ensino de Matemática (PPGED/UFPI), doutorando em educação na liinha de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática FE - USP (Orientador: Pro. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura).

Publicado

2020-06-30

Versões

Como Citar

SARMENTO, A. K. C. (2020). Práticas Docentes Universitárias e a Formação de Professores de Matemática. Educação Matemática Em Revista, 25(67), 21-38. https://doi.org/10.37001/emr.v25i67.1777

Edição

Seção

Artigos