Modelagem Matemática em sala de aula: convite a uma primeira experiência nos anos finais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v25i67.1761Resumo
Neste artigo relatamos e analisamos uma primeira experiência, tanto do professor quanto dos alunos, com a Modelagem Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente em um 6º ano. No decorrer da experiência surge a necessidade de investigar como se configuram atividades de Modelagem nesse ambiente de ensino. Uma revisão de literatura e uma análise das ações desenvolvidas pelos alunos deram subsídios para entendermos que, diante das primeiras experiências, a Modelagem Matemática configurou-se inicialmente como uma ação investigativa que parte do professor na busca por compreender suas limitações e o contexto dos alunos para então pautar as ações em suas experiências e, assim, fazer adaptações frente a esse contexto, de modo a instigar a familiarização dos alunos a partir da criticidade e da reflexão de suas escolhas, ações e reflexões. Para subsidiar a análise da experiência, utilizou-se dos registros escritos dos alunos a questionamentos utilizados pelo professor no desenvolvimento da atividade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2020-06-30 — Atualizado em 2020-06-30
Versões
- 2020-06-30 (2)
- 2020-06-30 (1)
Como Citar
Pereira, F. F., Dalto, J. O., & Silva, K. A. P. da. (2020). Modelagem Matemática em sala de aula: convite a uma primeira experiência nos anos finais do Ensino Fundamental. Educação Matemática Em Revista, 25(67), 57-75. https://doi.org/10.37001/emr.v25i67.1761
Edição
Seção
Artigos