EJA e o Ensino de Matemática: o uso de jogos como facilitador na aprendizagem de adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1760

Resumo

Os jogos ganharam grande visibilidade no ensino como ferramenta de apoio didático. O uso de jogos na EJA dos anos iniciais ainda carece de estudos. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar com base nos pressupostos da Andragogia, se o uso de jogos como estratégia didático-pedagógica facilita a aprendizagem de adultos. A pesquisa foi realizada numa escola municipal, localizada no Estado de São Paulo, numa classe de EJA anos iniciais, 5ª fase, totalizando 15 alunos, com idades entre 23 e 62 anos. Foi aplicada uma sequência didática com jogos matemáticos, que envolviam os conteúdos de algoritmos da multiplicação e divisão e do raciocínio lógico-matemático. Os dados coletados constituíram dos resultados das avaliações realizadas antes e depois da aplicação da sequência didática. Dos resultados obtidos até o momento, pode-se afirmar que o uso dos jogos aliado aos pressupostos da Andragogia no ensino de Matemática para adultos foi um facilitador na aprendizagem.

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Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Motta Barreto, Universidade de São Paulo

Depto de Ciëncias Básicas e Ambientais


Publicado

2020-03-31

Como Citar

de Morais, J. M., & Barreto, M. A. M. (2020). EJA e o Ensino de Matemática: o uso de jogos como facilitador na aprendizagem de adultos. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 39- 51. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1760

Edição

Seção

Artigos