EJA e o Ensino de Matemática: o uso de jogos como facilitador na aprendizagem de adultos
DOI:
https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1760Resumo
Os jogos ganharam grande visibilidade no ensino como ferramenta de apoio didático. O uso de jogos na EJA dos anos iniciais ainda carece de estudos. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar com base nos pressupostos da Andragogia, se o uso de jogos como estratégia didático-pedagógica facilita a aprendizagem de adultos. A pesquisa foi realizada numa escola municipal, localizada no Estado de São Paulo, numa classe de EJA anos iniciais, 5ª fase, totalizando 15 alunos, com idades entre 23 e 62 anos. Foi aplicada uma sequência didática com jogos matemáticos, que envolviam os conteúdos de algoritmos da multiplicação e divisão e do raciocínio lógico-matemático. Os dados coletados constituíram dos resultados das avaliações realizadas antes e depois da aplicação da sequência didática. Dos resultados obtidos até o momento, pode-se afirmar que o uso dos jogos aliado aos pressupostos da Andragogia no ensino de Matemática para adultos foi um facilitador na aprendizagem.