Uma discussão sobre a Regra de sinal na multiplicação de números inteiros com estudantes do ensino fundamental

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Regra de sinais, ábaco dos inteiros

Resumo

Este texto tem por objetivo analisar as potencialidades do ábaco dos inteiros na produção do conhecimento matemático no decorrer do estudo da regra de sinal da operação de multiplicação. Para tanto, a partir de tarefas que realizamos com estudantes da Educação Básica, apresentamos uma análise sobre o sentido do fazer matemático na postura investigativa pautados, principalmente, nas ideias de Ponte (2000). Nessa perspectiva metodológica o professor é desafiado a provocar a postura investigativa no aluno propondo-lhe tarefas que abram a oportunidade de exploração e diálogo. Espera-se que, por meio da discussão, se possa contribuir com a prática de ensino de matemática de professores do Ensino Fundamental que desejem explorar com seus alunos tarefas investigativas indo além do fazer repetitivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-03-31

Como Citar

Shintani, R. M., de Jesus, F. M., Mondini, F., & Paulo, R. M. (2020). Uma discussão sobre a Regra de sinal na multiplicação de números inteiros com estudantes do ensino fundamental. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 215 - 227. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1748

Edição

Seção

Relatos de Experiência