Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria
Resumo
Numerosos trabalhos de investigação puseram em evidência a importância de analisar as concepções dos professores em formação sobre a Matemática e sobre seu ensino/ aprendizagem, durante o seu processo de formação. Elas aparecem e desenvolvem-se durante a sua etapa escolar e são estáveis e resistentes à mudança. Como consequência disto, entendemos que, para aprender a ensinar matemática, devemos considerar as exigências que procedem das próprias concepções e conhecimentos sobre a matemática escolar. Partindo dessa premissa, desenvolvemos uma investigação, com o objetivo de descrever e analisar as concepções sobre a geometria escolar e o seu ensino-aprendizagem dos professores em formação para o ensino primário. Para isso, consideramos a hipótese de que as recordações e as expectativas dos futuros professores nos dão informação para caracterizar as suas concepções no campo da geometria e o seu ensino-aprendizagem no ensino primário.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-12
Como Citar
Barrantes, M., & Blanco, L. J. (2019). Estudo das recordações, expectativas e concepções dos professores em formação sobre ensino-aprendizagem da geometria. Educação Matemática Em Revista, 29-39. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1697
Edição
Seção
Artigos