A utilização de applets em tablets no ensino de raiz quadrada no sexto ano de uma escola do campo localizada no assentamento sem-terra Zumbi dos Palmares.

Autores

  • Hallef Macabu
  • Calili Paravidini
  • Juliana Santos Barcellos Chagas Ventura Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1648

Resumo

A pesquisa teve como objetivo verificar a possibilidade do uso de tecnologias digitais móveis em escola pública do campo localizada num assentamento sem-terra. O trabalho investiga como se dá contato de crianças, que não possuem o uso contínuo com tecnologias, com applets desenvolvidos em software de geometria dinâmica para tablets. Foi elaborada uma sequência didática utilizando os recursos tecnológicos disponíveis e uma apostila para guiar as atividades. Podemos constatar que as tecnologias podem ser utilizadas mesmo nos locais onde seria inesperado o sucesso de sua utilização e que sempre é uma atividade enriquecedora para aluno e professor.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hallef Macabu

Licenciando em Matemática pelo Instituto Federal Fluminense.

Juliana Santos Barcellos Chagas Ventura, Instituto Federal Fluminense

Possui Licenciatura em Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Campos (2007) e mestrado profissional em Matemática pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2013). Atualmente é professora do Instituto Federal Fluminens e professor 1 da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes. Tem experiência na área de Matemática.

Publicado

2020-03-31 — Atualizado em 2020-11-05

Versões

Como Citar

Macabu, H., Paravidini, C., & Ventura, J. S. B. C. (2020). A utilização de applets em tablets no ensino de raiz quadrada no sexto ano de uma escola do campo localizada no assentamento sem-terra Zumbi dos Palmares. Educação Matemática Em Revista, 25(66), 86 - 96. https://doi.org/10.37001/emr.v0i0.1648 (Original work published 31º de março de 2020)

Edição

Seção

Artigos