Matemática de cá, matemática de lá: (des)encontros entre os saberes matemáticos de estudantes da comunidade quilombola Mussuca, em Sergipe

Autores

  • Evanilson Tavares de França Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Secretaria de Estado da Educação (Sergipe).
  • Jackeline Rodrigues Mendes Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Palavras-chave:

Etnomatemática. Percepções Matemáticas de Estudantes. Relação Escola e Contexto Sociocultural

Resumo

D’Ambrósio afirma que a Matemática, colocada no pódio máximo quando se estabelece escalonamento entre as disciplinas é, na realidade, uma etnomatemática produzida na Europa mediterrânea com algumas contribuições de culturas indianas e islâmicas. A universalização desta etnomatemática terminou eclipsando as construções matemáticas de outros grupos humanos. Essa postura hegemônica foi o que impeliu o desenvolvimento desta pesquisa no quilombo Mussuca, localizado em Laranjeiras (Sergipe – Brasil), objetivando analisar as percepções sobre os saberes matemáticos apresentadas por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da comunidade supracitada e a existência (ou não) de diálogos entre as matemáticas praticadas dentro e fora da escola. Para tanto, se construiu diálogos com teóricos que se debruçam sobre as temáticas. A pesquisa foi amparada na abordagem qualitativa recorrendo a questionários, observação não estruturada, grupo focal e diário de bordo. Dentre outros, a pesquisa evidenciou o espraiamento de percepções e a carência de diálogos entre escola e contexto sociocultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evanilson Tavares de França, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Secretaria de Estado da Educação (Sergipe).

Doutorando em Educação (Unicamp). Membro do GEPIADDE (Grupo de Estudos e Pesquisas Identidades e Alteridades: Diferenças e Desigualdades na Educação), do PHALA (Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagens e Práticas Culturais), e do GEPEM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática). Professor de Educação Básica da Rede Estadual de Educação deSergipe.

Jackeline Rodrigues Mendes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutora em Linguística Aplicada, líder do PHALA (Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Práticas Culturais), docente do PPGE-FE- Unicamp.

Publicado

2019-03-29

Como Citar

de França, E. T., & Mendes, J. R. (2019). Matemática de cá, matemática de lá: (des)encontros entre os saberes matemáticos de estudantes da comunidade quilombola Mussuca, em Sergipe. Educação Matemática Em Revista, 24(61), 26-41. Recuperado de https://sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1265

Edição

Seção

Artigos