O ensino de Probabilidade e o novo Ensino Médio: reflexões a partir da BNCC e do Currículo Paulista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v11i1.2569

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Probabilidade, Letramento Probabilístico, BNCC, Currículo Paulista

Resumo

Neste artigo, discutimos as novas perspectivas para o ensino de Probabilidade no Brasil. a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e do Currículo Paulista. A abordagem metodológica é o estudo bibliográfico documental. Nos debruçamos sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a BNCC, o currículo Paulista e os artigos, publicados no último ano, que tratam da presença da Estocástica no ensino brasileiro a partir da nova reforma curricular. Onosso quadro teórico é constituído pela Análise Exploratória de Dados e pelo modelo de letramento probabilístico de Gal (2005). Os resultados que emergem do estudo buscam responder à questão de pesquisa: As mudanças curriculares propostas pela BNCC e pelo Currículo Paulista representam possíveis avanços para o ensino e para a aprendizagem de Probabilidade no Ensino Médio? Avaliamos esses possíveis avanços trazidos pela nova base curricular nacional e pelo currículo de São Paulo, na medida em que ampliam no programa o espaço dedicado à Probabilidade, detalhando as etapas do processo de produção científico, articuladas com a Estatística, visando atender as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos. Identificamos, também, a introdução curricular da perspectiva frequentista, necessária, segundo nosso referencial teórico, para o efetivo processo de letramento probabilístico. Por fim, reconhecemos orientações para articulação da Estatística e da Probabilidade com outras disciplinas, direcionando uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, que conjecturamos ser uma possibilidade viável para uma abordagem por meio de projetos,com potencial para favorecer a Educação Estocástica. Vale ressaltar que, entre as disciplinas que podem ser exploradas, em termos didático-pedagógicos, se encontram as três novas disciplinas do Currículo Paulista para o ano de 2000: Tecnologia e Inovação, Projeto de Vida e Eletivas. Apesar da superficialidade dos documentos curriculares analisados, encontramos indícios que nos permitem supor possíveis avanços no ensino e aprendizagem de Probabilidade para os próximos anos no Estado de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Batanero, C. (2001). Didáctica de la Estadística. Granada: Universidad de Granada. Granada.

Batanero, C. & Díaz, C. (2011). EstadiÌstica con proyectos. Granada: Departamento de Didáctica de la Matemática.

Batanero, C.; Estepa, A. & Godino, J. D. (1991). Análisis exploratorio de datos: sus posibilidades en la enseñanza secundaria. Suma, 9, 25-31.

Bicudo, M. A. V. (org.). (1999). Pesquisa em educação matemática: concepções & Perspectivas. São Paulo: Editora Unesp.

Brasil. (1997). Parâmetros curriculares nacionais: matemática (1.º e 2.º ciclos do ensino fundamental). Brasília: Ministério da Educação.

Brasil. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: matemática (3.º e 4.º ciclos do ensino fundamental). Brasília: Ministério da Educação.

Brasil. (2000). Parâmetros curriculares nacionais (ensino médio). Brasília: Ministério da Educação.

Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base:Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação.

Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.

Deslandes, S. F.; Gomes, R. &Minayo, C. S. (2010). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.

Gal, I. (2002). Adults' Statisticalliteracy: meanings, components, responsibilities. InternationalStatistical Review, Nederlandn, 70, 1-25.

Gal, I. (2005). Towards 'probabilityliteracy' for allcitizens. In G. Jones (ed.), Exploringprobability in school: Challenges for teachingandlearning. KluwerAcademicPublishers, 43 - 71.

Garfield, J. (1993). Teachingstatisticsusingsmall-groupcooperativelearning. JournalofStatisticsEducation, 1(1), 1 - 9.

Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.

Lopes, C. E. (1998). A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise curricular. (Dissertação de Mestrado). Campinas: Universidade Estadual de Campinas.

Moore, D. S. (1995). The basicpracticeofstatistics. New York: Freeman.

Pinheiro, M. G. D. C.; Garcia Silva, A. D. F. & Galvão, M. E. E. L. (2020). Dos PCN à BNCC: uma análise interpretativa das indicações de aprendizagens no tema probabilidade. Revista Paranaense de Educação Matemática, 9(18), 137 - 151.

Pontes, M. M.; Vasconcelos, F. V.; Lima, D. S. S. M. & Vasconcelos, A. K. P. (2019). A temática ‘Probabilidade e Estatística’ nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da promulgação da BNCC: percepções pedagógicas. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC), 5(12), 221 - 237.

Rossetto, D. Z. & Balieiro Filho, I. F. (2020). Análise do currículo de matemática para o ensino médio do Estado de São Paulo: pressupostos teóricos e metodológicos. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, 15, 1-20.

Samá, S.& Silva, R. C. S. (2020). Probabilidade e Estatística nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da BNCC. Zetetike, 28, 1 - 21.

Santos, W. D.; Santos Júnior, J., &Velasque, L. S. (2018). O desenvolvimento do letramento estatístico pelos livros didáticos e a Base Nacional Comum Curricular. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa, 9(2), 210-229.

Santos Júnior, F. N., &Neira, M. G. (2020). Olhares sobre a proposta de reorganização do currículo do ensino médio na rede estadual paulista. Revista Internacional de Formação de Professores, 5, p. 1 – 19.

São Paulo. (2012). Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias: ensino fundamental ciclo II e ensino médio. São Paulo: SE/CENP.

São Paulo. (2020). Currículo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEDUC/SP.

Tukey, J. W. (1962). The future of data analysis. AnnalsofMathematicalStatistics, 33, 1-67.

Tukey, J. W. (1970). Exploratory data analysis. Reading: Addison-Wesley.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

GIORDANO, C. C.; KIAN, F. A. . O ensino de Probabilidade e o novo Ensino Médio: reflexões a partir da BNCC e do Currículo Paulista. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 1, p. 59-78, 1 jan. 2021.

Edição

Seção

Artigos