O ensino de Probabilidade e o novo Ensino Médio: reflexões a partir da BNCC e do Currículo Paulista
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v11i1.2569Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, Probabilidade, Letramento Probabilístico, BNCC, Currículo PaulistaResumo
Neste artigo, discutimos as novas perspectivas para o ensino de Probabilidade no Brasil. a partir da publicação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e do Currículo Paulista. A abordagem metodológica é o estudo bibliográfico documental. Nos debruçamos sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, a BNCC, o currículo Paulista e os artigos, publicados no último ano, que tratam da presença da Estocástica no ensino brasileiro a partir da nova reforma curricular. Onosso quadro teórico é constituído pela Análise Exploratória de Dados e pelo modelo de letramento probabilístico de Gal (2005). Os resultados que emergem do estudo buscam responder à questão de pesquisa: As mudanças curriculares propostas pela BNCC e pelo Currículo Paulista representam possíveis avanços para o ensino e para a aprendizagem de Probabilidade no Ensino Médio? Avaliamos esses possíveis avanços trazidos pela nova base curricular nacional e pelo currículo de São Paulo, na medida em que ampliam no programa o espaço dedicado à Probabilidade, detalhando as etapas do processo de produção científico, articuladas com a Estatística, visando atender as competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos. Identificamos, também, a introdução curricular da perspectiva frequentista, necessária, segundo nosso referencial teórico, para o efetivo processo de letramento probabilístico. Por fim, reconhecemos orientações para articulação da Estatística e da Probabilidade com outras disciplinas, direcionando uma abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, que conjecturamos ser uma possibilidade viável para uma abordagem por meio de projetos,com potencial para favorecer a Educação Estocástica. Vale ressaltar que, entre as disciplinas que podem ser exploradas, em termos didático-pedagógicos, se encontram as três novas disciplinas do Currículo Paulista para o ano de 2000: Tecnologia e Inovação, Projeto de Vida e Eletivas. Apesar da superficialidade dos documentos curriculares analisados, encontramos indícios que nos permitem supor possíveis avanços no ensino e aprendizagem de Probabilidade para os próximos anos no Estado de São Paulo.
Downloads
Referências
Batanero, C. (2001). Didáctica de la EstadÃstica. Granada: Universidad de Granada. Granada.
Batanero, C. & DÃaz, C. (2011). EstadiÌstica con proyectos. Granada: Departamento de Didáctica de la Matemática.
Batanero, C.; Estepa, A. & Godino, J. D. (1991). Análisis exploratorio de datos: sus posibilidades en la enseñanza secundaria. Suma, 9, 25-31.
Bicudo, M. A. V. (org.). (1999). Pesquisa em educação matemática: concepções & Perspectivas. São Paulo: Editora Unesp.
Brasil. (1997). Parâmetros curriculares nacionais: matemática (1.º e 2.º ciclos do ensino fundamental). BrasÃlia: Ministério da Educação.
Brasil. (1998). Parâmetros curriculares nacionais: matemática (3.º e 4.º ciclos do ensino fundamental). BrasÃlia: Ministério da Educação.
Brasil. (2000). Parâmetros curriculares nacionais (ensino médio). BrasÃlia: Ministério da Educação.
Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base:Ensino Médio. BrasÃlia: Ministério da Educação.
Creswell, J. W. (2010). Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed.
Deslandes, S. F.; Gomes, R. &Minayo, C. S. (2010). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.
Gal, I. (2002). Adults' Statisticalliteracy: meanings, components, responsibilities. InternationalStatistical Review, Nederlandn, 70, 1-25.
Gal, I. (2005). Towards 'probabilityliteracy' for allcitizens. In G. Jones (ed.), Exploringprobability in school: Challenges for teachingandlearning. KluwerAcademicPublishers, 43 - 71.
Garfield, J. (1993). Teachingstatisticsusingsmall-groupcooperativelearning. JournalofStatisticsEducation, 1(1), 1 - 9.
Gil, A. C. (2008). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas.
Lopes, C. E. (1998). A probabilidade e a estatÃstica no ensino fundamental: uma análise curricular. (Dissertação de Mestrado). Campinas: Universidade Estadual de Campinas.
Moore, D. S. (1995). The basicpracticeofstatistics. New York: Freeman.
Pinheiro, M. G. D. C.; Garcia Silva, A. D. F. & Galvão, M. E. E. L. (2020). Dos PCN à BNCC: uma análise interpretativa das indicações de aprendizagens no tema probabilidade. Revista Paranaense de Educação Matemática, 9(18), 137 - 151.
Pontes, M. M.; Vasconcelos, F. V.; Lima, D. S. S. M. & Vasconcelos, A. K. P. (2019). A temática ‘Probabilidade e EstatÃstica’ nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da promulgação da BNCC: percepções pedagógicas. Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico - EDUCITEC), 5(12), 221 - 237.
Rossetto, D. Z. & Balieiro Filho, I. F. (2020). Análise do currÃculo de matemática para o ensino médio do Estado de São Paulo: pressupostos teóricos e metodológicos. Revista Eletrônica de Educação Matemática - REVEMAT, 15, 1-20.
Samá, S.& Silva, R. C. S. (2020). Probabilidade e EstatÃstica nos anos iniciais do Ensino Fundamental a partir da BNCC. Zetetike, 28, 1 - 21.
Santos, W. D.; Santos Júnior, J., &Velasque, L. S. (2018). O desenvolvimento do letramento estatÃstico pelos livros didáticos e a Base Nacional Comum Curricular. Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa, 9(2), 210-229.
Santos Júnior, F. N., &Neira, M. G. (2020). Olhares sobre a proposta de reorganização do currÃculo do ensino médio na rede estadual paulista. Revista Internacional de Formação de Professores, 5, p. 1 – 19.
São Paulo. (2012). CurrÃculo do Estado de São Paulo: Matemática e suas tecnologias: ensino fundamental ciclo II e ensino médio. São Paulo: SE/CENP.
São Paulo. (2020). CurrÃculo Paulista. São Paulo: Secretaria da Educação do Estado de São Paulo – SEDUC/SP.
Tukey, J. W. (1962). The future of data analysis. AnnalsofMathematicalStatistics, 33, 1-67.
Tukey, J. W. (1970). Exploratory data analysis. Reading: Addison-Wesley.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.