Tarumbeta e suas potencialidades matemáticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v11i2.2448

Palavras-chave:

Jogo, Tarumbeta, Etnomatemática, Etnomodelagem, Artefato Cultural

Resumo

O artigo objetiva demonstrar as potencialidades etnomatemáticas do jogo de Tarumbeta cujas regras orientam formas de pensar e agir baseadas em etnomodelos matemáticos de raiz africana. O estudo dialoga com a perspectiva da Etnomatemática e etnomodelagem como possibilidades de articulação entre conhecimentos êmicos e éticos nas situações do jogo onde está presente os valores da cosmovisão africana, a exemplo da oralidade, ancestralidades, cooperação, dentre outros. Cita-se ainda as contagens e cálculos mentais que, dentro dos limites da regra jogo, remete ao pensamento africano. Aborda-se o jogo como propiciador de circunstâncias para a produção de conhecimento por meio das situações problemas cuja solução exige tomada de decisão e participação ativa dos jogadores. Neste sentido, a questão que move o estudo é saber: Que conhecimentos matemáticos a Tarumbeta é capaz de mobilizar no observador outsider? Para aproximação de uma resposta aponta-se para captura dos etnomodelos êmicos presentes nas regras do jogo cuja interpretação mobiliza etnomodelos éticos do observador outsider gerando conhecimento dialógico que articula diferentes lógicas. Argumenta-se que o jogo de Tarumbeta possui potenciais pedagógicos que dialoga com os objetos do conhecimento previstos no currículo da escola brasileira, a exemplo da contagem, números triangulares, progressão aritmética, triângulo de Tartaglia dentre outros.

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Publicado

2021-05-01

Como Citar

RAMOS, A. F.; LABRADA, C. M. DA S. Tarumbeta e suas potencialidades matemáticas. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 2, p. 44-65, 1 maio 2021.

Edição

Seção

Artigos