Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática — RIPEM, eISSN 2238-0345, é editada pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Tem como foco a produção de conhecimento no campo da Educação Matemática, objetivando contribuir para a pesquisa nesse campo e a formação de pesquisadores que investigam a Matemática nas diferentes vertentes teórica, epistemológica e metodológica da Educação. Como periódico científico, constitui-se de veículo de divulgação internacional da pesquisa acadêmica realizada por educadoras e educadores matemáticos vinculados a instituições de diferentes países.

A RIPEM publica artigos originais e inéditos, produzidos a partir de estudos e pesquisas sobre temas de natureza acadêmica ou profissional, com diferentes abordagens metodológicas, relacionadas aos processos educativos pela Matemática, no que se refere aos processos de ensino e de aprendizagem em diferentes níveis e modalidades de ensino; ao desenvolvimento profissional docente; às políticas públicas educacionais; aos aspectos sociológicos, epistemológicos e filosóficos do pensamento e produção de conhecimento; a diferença, inclusão, equidade, igualdade e diversidade nos processos constituintes do ensinar e do aprender; ao currículo, inovações pedagógicas e recursos tecnológicos e midiáticos que atravessam os modos de apresentar e abordar a Matemática nos processos formativos.

A política editorial prioriza a publicação bilíngue Inglês/Português, sendo aceitas submissões em Português, Inglês e Espanhol. Também, a critério do Conselho Editorial, publica-se dossiês, números especiais ou artigos encomendados destinados à revisão de áreas e/ou à análise de questões emergentes da pesquisa educacional no campo da Educação Matemática.

Missão

Divulgar, internacionalmente, e fortalecer a produção científica de elevada qualidade no campo da Educação Matemática, reverberando a pesquisa e a prática profissional, socializando conhecimento e sistematizando a investigação científica.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à RIPEM serão enviados à apreciação de dois ou mais componentes do Conselho Científico ou do Comitê de Pareceristas ad hoc. A escolha dos pareceristas é feita pela Editoria considerando a abordagem do artigo submetido, a competência técnica específica dos pareceristas e a ausência de conflito de interesses; esse processo visa garantir a qualidade da publicação científica e a indução de sua internacionalização. A avaliação é procedida por pares, em duplo cego, podendo resultar em duas situações: (i) artigo aprovado mediante adequações/ajustes, ou seja, a submissão precisa de revisão em sua escrita a partir do que os pareceristas indicaram; e (ii) artigo reprovado.

A partir da submissão, autoras e autores serão contatados após avaliação, sendo comunicados sobre a decisão final referente ao texto submetido e sobre o trâmite para publicação. A Editoria emitirá comunicado oficial (mensagem eletrônica por e-mail) apenas quando o artigo tiver recebido os pareceres definitivos (aprovação ou reprovação).

Estágios Editoriais

Os artigos submetidos à RIPEM passam pelos seguintes estágios editoriais:

  • Submissão — Nesse estágio faz-se a submissão e insere-se o arquivo sem quaisquer identificações de autoria: nomes, afiliações institucionais, e-mails, Orcid e menções a trabalhos das autoras e autores ao longo do texto devem ser excluídos.
  • Desk Review I — a Editoria analisa se a submissão está no escopo do periódico e se todas as orientações e descrições do template foram atendidas. Também se utiliza software para checar plágio ou autoplágio. A submissão que não esteja no escopo ou não atenda exatamente ao que se especifica no template será recusada neste estágio
  • Avaliação — o artigo é enviado para avaliação por pareceristas ad hoc, via sistema double blind peer review.
  • Decisão Editorial I — Nesse estágio são enviados as autoras e autores os pareceres emitidos. Em caso de artigo aprovado mediante adequações/ajustes ou de artigo ser submetido novamente para avaliação, autoras e autores têm o prazo de até 30 (trinta) dias para postar o texto reformulado no sistema da submissão.
  • Desk Review II — considerando a aprovação mediante ajustes, a editoria analisa os arquivos postados pela autora ou autor, quais sejam, (i) artigo revisado, (ii) declaração de revisão e (iii) termo de publicação.
  • Decisão Editorial II — a Editoria comunica as autoras e autores o aceite da submissão.
  • Diagramação — é feita a diagramação do artigo, o que inclui a inserção dos metadados das autoras e autores, o DOI, a paginação, a identificação do volume, número e periodicidade da publicação.
  • Tradução — caso a opção tenha sido pela publicação bilíngue, a Editoria encaminhará o artigo diagramado para as autoras e autores. Nesse estágio do fluxo editorial, as autoras e autores precisam entrar em contato com profissionais de tradução, a partir da sugestão da RIPEM ou por livre escolha, e providenciar a tradução.
  • Publicação — o artigo é publicado pelo sistema rolling pass, deposita-se o DOI na Crossref, faz-se a marcação em bases indexadoras; autoras e autores são comunicados via sistema de notificação do Orcid.

Fluxo Editorial

A partir da submissão, o prazo aproximado para publicação é de 180 dias. Esse tempo poderá sofrer alterações considerando a disponibilidade das pesquisadoras e pesquisadores que colaboram com a RIPEM realizando a avaliação ad hoc, bem como a avaliação feita e o indicativo de ajustes para qualificar o texto.

Periodicidade

A Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática — RIPEM é uma publicação quadrimestral, organizada em três números regulares ao ano, sendo cada número referente aos períodos janeiro/abril, maio/agosto e setembro/dezembro. A partir de set. 2022, adota-se a publicação contínua (rolling pass) na composição de cada número.