A inclusão do outro: considerações habermasianas sobre documentos curriculares e o discurso dos professores que ensinam Matemática em uma instituição pública de ensino
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v12i1.2864Palabras clave:
Documentos Curriculares, Habermas, Inclusão do Outro, Políticas Públicas, Teoria da Ação ComunicativaResumen
Objetivamos aqui pesquisar o que envolve o processo de inclusão no ensino e na aprendizagem, a partir da Teoria da Inclusão do Outro, com relação aos professores de Matemática de uma Instituição pública de educação básica técnica e tecnológica de Belo Horizonte/MG. O grupo de discussão foi composto por três professores e a reunião aconteceu por videoconferência, devido ao trabalho no formato remoto, e foi gravada com autorização dos participantes. Como motivação para a discussão foi lançada uma pergunta para os participantes; o PPI – Projeto Pedagógico Institucional serviu de inspiração para a formulação da pergunta, pois nesse documento nós buscamos traços sobre a inclusão no ensino. A Teoria do Agir Comunicativo e a Teoria da Inclusão do Outro, de Jurgen Habermas, foram o referencial teórico adotado para a análise tanto do documento como do discurso dos professores, pois esse autor incentiva o diálogo como recurso para a solução de problemas sociais, de modo a proporcionar mudanças efetivas na realidade social das pessoas.
Descargas
Citas
Brasil (1988). Constituição da República Federal do Brasil de 1988. Instituir um Estado Democrático. BrasÃlia, DF.
Declaração Universal dos Direitos Humanos. (1948). Paris: Nações Unidas.
Habermas, J. (2018). A inclusão do outro: estudo de teoria polÃtica. Tradução de Denilson LuÃs Werle. São Paulo: Editora Unesp.
Habermas, J. (2019). Teoria do agir comunicativo I: racionalidade da ação e racionalização social. Tradução de Paulo Astor Soethe. São Paulo: Wmf Martins Fontes.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB nº 9394, de 20/12/1996. (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. BrasÃlia, DF.
Peralta, D. A. (2019). Habermas e as Professoras e Professores de Matemática: Vislumbrando Oásis. 01. ed. Curitiba: Appris.
Projeto Pedagógico Institucional (2016-2020). (2016). Sistematiza as polÃticas e práticas institucionais relativas à organização acadêmica na Instituição. Belo Horizonte, MG.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.