Dificuldades nos processos de ensino e de aprendizagem de Mudanças de Coordenadas: uma análise no contexto do Cálculo Integral
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v14i4.4367Palavras-chave:
Mudança de Coordenadas, Cálculo Integral, Ensino de Cálculo, Revisão de LiteraturaResumo
O estudo teve como eixo de discussão as dificuldades enfrentadas por professores e estudantes no ensino e na aprendizagem de mudanças de coordenadas. Com abordagem qualitativa, realizou-se uma revisão sistemática da literatura a partir de seleção de teses, dissertações e artigos sobre o tema. Onze produções acadêmicas chegaram à fase final da seleção, tendo em vista o objetivo geral de analisar o emprego de tecnologias digitais no ensino de mudanças de coordenadas em Integrais Múltiplas, em teses, dissertações e artigos científicos, com foco nas dificuldades relatadas sobre os processos de ensino e de aprendizagem. Com a análise, foram identificadas dificuldades comuns na aprendizagem do Cálculo Integral, como a dificuldade de visualização e compreensão dos processos de integração, e a falta de exercícios contextualizados. Os estudos indicam que ferramentas digitais como o GeoGebra ajudaram a superar algumas dessas dificuldades, proporcionando melhor visualização dos objetos matemáticos.
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