Espaçostempos online de cocriação no Pibid Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v13i4.3711

Palavras-chave:

Espaçostempos Online, Pibid, Formação Docente, Tecnologias, Educação Online

Resumo

O presente artigo resulta de uma pesquisa-formação na cibercultura, a partir das ações de formação inicial online desenvolvidas no Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência (Pibid) de Matemática, com objetivo de discutir sobre as ações educativas realizadas no Pibid Matemática nos espaçostempos online com base nos contextos da formação inicial docente e a prática docente e apresentar, no contexto do Pibid, interfaces e dispositivos on-line utilizados para a formação e prática docente no ensino de Matemática para assim compreender as contribuições da Educação online para formação docente. A partir dos diários online dos alunos produzidos por meio do Padlet, foi possível identificar a importância dos espaçostempos online que nos permitiu estarmos juntos, mesmo no período de isolamento físico. Afirmamos então que os espaçostempos potencializaram a cocriação, a produção colaborativa, a autoria, o planejamento, a curadoria de conteúdos e a mediação docente, fortalecendo a formação de professores de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, B. O.; Alves, L. R. G. (2020). Lives, Educação e Covid-19: Estratégias de interação na pandemia. Interfaces Científicas, 10(1), 149-163.

Alves, N. G. (2008). Uma ou duas coisas que diria sobre ela: a questão da prática no Grupo de pesquisa ? As redes de conhecimentos em educação e comunicação: questão de cidadania. In: E. Macedo; R. S. Macedo & A. C. Amorim. (Org.). Como nossas pesquisas concebem a prática e com ela dialogam? (pp. 48-56). Campinas, SP: Unicamp.

Alves, N.; Morais, M., Toja, N., & Brandão, R. (2022). Conversa com Nilda Alves. Periferia, Educação, Cultura & Comunicação, 14(3), 35-41.

Bassani, P. S.; Magnus, E. B. & Wilbert, B. (2017). A curadoria digital online e o processo de formação do professor-autor: experiências de autoria em/na rede. Interfaces Científicas-Educação, 6(1), 93-106.

Benedito, R.C.S. (2023). Educação on-line no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Matemática. 185f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Sergipe. São Cristóvão, SE.

Burnham, T. F., Souza, F. K., Araujo, M. M. S., Riccio, N. C. R., Pereira, S. A. C. (2012). Ambientes virtuais de aprendizagem: o Moodle como espaço multirreferencial de aprendizagem. In: M. Silva. Formação de professores para docência online. (pp. 139-166). São Paulo, SP: Loyola.

Cruz, D. M. (2010). A potencialidade educacional é dialógica da videoconferência na EAD. In: M. Silva; L. Pesce; A. Zuin. (Org.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. (pp. 279-308). Rio de Janeiro, RJ: Wak Ed.

Ferraz, O. (2009). Tecendo saberes na rede: o Moodle como espaço significativo de leitura e escrita. In: L. Alves; D. Barros & A. Okada. (Org.). Moodle: estratégias pedagógicas e estudos de caso. (pp. 143-164). Salvador, BA: Eduneb.

Lucena, S. & Santos, E. (2019). App-Diário na formação de pesquisadores. Educação Unisinos, 23(4), 658-671.

Lucena, S.; Pereira, S. A. C. & Oliveira, A. A. D. (2016). Redes de fluxos na Iniciação à docência: o WhatsApp Messenger como espaçotempo de formação no Programa Institucional de Iniciação à Docência. In: E. Couto; C. Porto; E. Santos. (Org.). App-learning: experiências de pesquisa e formação. (pp. 109-126). Salvador, BA: EdUFBA.

Macedo, R. S. (2012). Atos de currículo e formação: o príncipe provocado. Revista Teias, 13(1), 67-74.

Mercado, L. P. L.; Viana, M. A. P.; Pimentel, F. S. C.; Rocha, M. L.; Pinto, I. B. (2012). Internet e suas interfaces na formação para docência online. In: M. Silva. Formação de professores para docência online. (pp. 111-137). São Paulo: Loyola.

Nóvoa, A. (2022). Escolas e professores proteger, transformar, valorizar.. Colaboração de Y. Alvim. Salvador, BA: SEC/IAT.

Nóvoa, A. (2009). Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa.

Oliveira, C. A.; Mercado, L. P. L. (2016). Ensino de Matemática utilizando o aplicativo QR CODE no contexto das tecnologias móveis. In: E. Couto; C. Porto & E. Santos. (Org.). App-learning: experiências de pesquisa e formação. (pp. 211-226.). Salvador, BA: EdUFBA.

Pimentel, M. & Carvalho, F. S. P. (2020). Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, 1(1), 1-27.

Pimentel, M.; Araujo, R. (2020). Há conversação em sua aula online? SBC-Horizontes, 1(1), 1-18.

Ramos, D. (2012). Anotações para a compreensão da atividade do “Curador de Informação Digital”. In: E. Saad. (Org.). Curadoria Digital e o campo da Comunicação. (pp. 11-21). São Paulo-SP: ECA-USP.

Santos, E. & Silva, M. (2009). Desenho didático para educação on-line. Em Aberto, 22(79), 105-120.

Santos, E. (2014). Pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso, Portugal: Whitebooks.

Santos, E. (2020). EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos. Notícias, Revista Docência e Cibercultura, 1(1), 1-12.

Santos, E. O.; Carvalho, F. S. P. & Pimentel, M. (2016). Mediação docente online para colaboração: notas de uma pesquisa-formação na cibercultura. Educação Temática Digital, 18(1), 23-42.

Silva, M., Sá, H., Bahia, M. (2012). Educação e comunicação interativas: contribuições para o desenho didático e para a mediação docente na educação online. In: Silva, M. Formação de professores para docência online. (pp. 87-108). São Paulo, SP: Loyola.

Silva, M. & Pesce, L. Zuin, A. (2010) Apresentação. In: M. Silva.; L. Pesce & A. Zuin. (Org.). Educação Online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. (pp. 1-5). Rio de Janeiro-RJ: Wak Editora.

Publicado

2023-12-20

Como Citar

BENEDITO, R. C. DA S.; FERREIRA, S. DE L. Espaçostempos online de cocriação no Pibid Matemática. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 13, n. 4, p. 1-23, 20 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos