Avaliação Educacional: o Saeb, seus pressupostos, finalidades e repercussões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i4.3218

Palavras-chave:

Educação, Políticas Públicas Educacionais, Avaliação Externa, Saeb, Neoliberalismo

Resumo

O artigo versa sobre o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), considerado o precursor dos exames externos de aferição do desempenho dos estudantes e das redes de ensino. Ao discutir os documentos oficiais que tratam da Política Pública de Educação do Saeb, buscamos compreender os aspectos sociopolíticos e pedagógicos da Avaliação Externa na Educação Básica, bem como o papel do Saeb no sistema educacional brasileiro, por meio de análise documental dos marcos de referência — Versão 1.0 (Brasil, 2018), acompanhada de revisão de literatura. Os resultados indicam que o Saeb traz consigo nuances da ideologia neoliberal ao estabelecer um padrão de competência a ser alcançado pelos estudantes, assim como se submete à lógica da produtividade, com consequente ranqueamento das escolas participantes. Conclui-se que a Avaliação Externa é uma possibilidade de coleta de informações sobre a realidade da Educação de forma a garantir o ensino de qualidade social aos estudantes.

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Publicado

2022-09-29

Como Citar

BORGES, A. P. N. R.; ALMEIDA, S. P. N. DE C. E; LIMA, K. Avaliação Educacional: o Saeb, seus pressupostos, finalidades e repercussões. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 4, p. 1-19, 29 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos