Um panorama geral dos planos de ação do Edital SBEM-DNE 01/2020 do FormAção: instituições, pesquisadores(as), temáticas e públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i3.3030

Palavras-chave:

Educação Infantil., Anos Iniciais do Ensino Fundamental., Educação Matemática., Formação Docente

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um panorama geral dos Planos de Ação (PAs) do primeiro Edital SBEM-DNE (01/2020) de formação continuada de professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental - o FormAção, as instituições proponentes, os(as) pesquisadores(as) e grupos de estudos envolvidos, as temáticas abordadas e o público alvo ao qual se destinou, bem como suas potencialidades, singularidades e fragilidades observadas nesse processo. Caracterizado como pesquisa documental, tem como corpus 16 PAs que concorreram ao referido Edital e 10 Relatórios entregues pelos coordenadores ao término da ação formativa. A análise foi interpretativa a partir de três grandes categorias temáticas: perspectiva de formação de professores que ensinam matemática presente nos PA; Balanço Geral dos PAs finalizados; e Acompanhamento da Comissão de Avaliação e Acompanhamento (CAAc) no decorrer da trajetória dos PAs. Verificou-se que dos 16 PAs apresentados, 15 foram homologados, 13 desenvolvidos e 10 concluídos. Observou-se que os planos apresentados envolveram 15 diferentes proponentes e 15 grupos de pesquisa, além de diferentes temáticas relativas à Educação Matemática. Conclui-se a relevância da participação desses docentes nas ações formativas e recomenda-se a SBEM promover novas possibilidades de integração desse público, haja vista suas necessidades formativas e contribuição à Educação Matemática.

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

CARGNIN, C.; SANTOS , E. O. DOS; COSTA, L. P. DA; FERREIRA, L. DE F. D. Um panorama geral dos planos de ação do Edital SBEM-DNE 01/2020 do FormAção: instituições, pesquisadores(as), temáticas e públicos: . Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 3, p. 19-36, 1 maio 2022.

Edição

Seção

Artigos