Narrativas de docentes da EJA de Sobral: que currículos em Matemática são invisibilizados?
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v12i1.2885Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Currículos em Matemática, Narrativas de DocentesResumo
Neste artigo apresentamos alguns resultados de uma pesquisa de Doutorado em Educação. Com ele objetivamos apresentar as narrativas de docentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das escolas públicas municipais de Sobral como potenciais instrumentos de captação de sentidos de currículos em Matemática. Para isso, trazemos narrativas de dois docentes, em que destacam sobre como constroem suas práticas curriculares. Dentre os resultados, a verificação de que esses docentes elaboram suas práticas tendo os conteúdos escolares como referências, mas, prezam pelo respeito das especificidades dos estudantes. Entendemos, assim, que eles constroem seus próprios currículos com sentidos ligados às aprendizagens das vivências dos estudantes, bem como prezando pelo respeito às diferenças que constituem esses sujeitos, em detrimento de um currículo como grade de conteúdos e engessador de suas ações em sala de aula. Concluímos destacando que a ação de ouvir os docentes da EJA pode contribuir para tornar mais perceptíveis os sentidos de currículos em Matemática.
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