A inclusão do outro: considerações habermasianas sobre documentos curriculares e o discurso dos professores que ensinam Matemática em uma instituição pública de ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i1.2864

Palavras-chave:

Documentos Curriculares, Habermas, Inclusão do Outro, Políticas Públicas, Teoria da Ação Comunicativa

Resumo

Objetivamos aqui pesquisar o que envolve o processo de inclusão  no ensino e na aprendizagem, a partir da Teoria da Inclusão do Outro, com relação aos professores de Matemática de uma Instituição pública de educação básica técnica e tecnológica de Belo Horizonte/MG. O grupo de discussão foi composto por três professores e a reunião aconteceu por videoconferência, devido ao trabalho no formato remoto, e foi gravada com autorização dos participantes. Como motivação para a discussão foi lançada uma pergunta para os participantes; o PPI – Projeto Pedagógico Institucional serviu de inspiração para a formulação da pergunta, pois nesse documento nós buscamos traços sobre a inclusão no ensino. A Teoria do Agir Comunicativo e a Teoria da Inclusão do Outro, de Jurgen Habermas, foram o referencial teórico adotado para a análise tanto do documento como do discurso dos professores, pois esse autor incentiva o diálogo como recurso para a solução de problemas sociais, de modo a proporcionar mudanças efetivas na realidade social das pessoas.

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Referências

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

GUIMARAES, Y. P. B. DE Q.; PALANCH, W. B. DE L.; SOARES, S. P. L.; SILVA, T. M. DA. A inclusão do outro: considerações habermasianas sobre documentos curriculares e o discurso dos professores que ensinam Matemática em uma instituição pública de ensino. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 1, p. 138-151, 1 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos