Os currículos dos cursos Matemática nas instituições de Ensino Superior públicas da Amazônia Paraense e a formação de professores reflexivos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i1.2859

Palavras-chave:

Professor Reflexivo, Currículo, Formação de Professores de Matemática, IES públicas, Amazônia Paraense

Resumo

O trabalho em destaque se insere no campo de estudos que versam sobre Educação Matemática, com enfoque na dimensão curricular e na formação de professores. Tem como objetivo analisar de que modo o conceito de professor reflexivo está presente nos currículos dos cursos de Licenciatura em Matemática das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas da Amazônia Paraense, a saber: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritivo-exploratória. Realizou-se uma pesquisa documental, tendo em vista que o escopo do trabalho foram os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das IES supracitadas. A análise dos PPC teve enfoque nos objetivos do curso e perfil do egresso, bem como as ementas das disciplinas que compõem a matriz curricular dos cursos. A análise realizada apontou que os PPC dos cursos de Licenciatura em Matemática nas IES em questão apresentam aspectos da formação de professores reflexivos, tais como o domínio do conhecimento científico a ser ensinado e a dimensão do professor como um estrategista no ensino desta disciplina, porém, outros aspectos apareceram com menos frequência, como o reconhecimento de que o professor não é o único detentor do conhecimento.

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Publicado

2022-01-01

Como Citar

NETO, J. DA S. E; REUTER, C. A. C.; GOMES, E. B. Os currículos dos cursos Matemática nas instituições de Ensino Superior públicas da Amazônia Paraense e a formação de professores reflexivos . Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 1, p. 200-221, 1 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos