Incidências e influências de Paulo Freire nas pesquisas em Educação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v12i1.2857Palavras-chave:
Formação crítica, Emancipação, Curiosidade Epistemológica, Formação Democrática, Teoria Crítica do CurrículoResumo
O presente estudo teve como objetivo analisar a influência e incidência de Paulo Freire nas pesquisas curriculares envolvendo a área de Educação Matemática, por meio de um mapeamento das teses e dissertações depositadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES (CTD CAPES). O mapeamento resultou em 105 pesquisas, que foram examinadas a partir da análise de discurso de Orlandi (2002). A partir da análise foram construídos quatro enunciados, a saber, E1: Envolvimento de pesquisas com ênfase em potencializar o ensino de matemática, por meio de propostas/ações didáticas; E2: Direcionamento de pesquisas que visam ressignificar âmbitos históricos, didáticos, avaliativos ou até mesmo buscar possibilidades nestes mesmos âmbitos; E3: Guiado por pesquisas que buscam compreender as possibilidades e limitações das ações pedagógicas; E4: Sinalizado por pesquisas com enfoque em interpretar ações pedagógicas e concepções educacionais, em um movimento pelo desvelar a medida em que se interpreta. Dentre as conclusões destacam-se a centralidade das pesquisas envolvendo a realidade escolar, bem como a importância da relação dialógica-interativa educador e educando para a formação de um sujeito crítico e livre.
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