Entre pás e enxadas: relações interdisciplinares no currículo de Matemática da Educação no/do Campo
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v12i1.2827Palavras-chave:
Currículo, Educação Matemática, Educação no/do Campo, Interdisciplinaridade, Ciências da NaturezaResumo
Este estudo compõe um projeto de pesquisa que objetiva analisar e discutir as concepções de interdisciplinaridade identificadas em pesquisas nas áreas da Educação Matemática e Ensino de Ciências relacionadas à Educação do Campo. A problemática que tratamos aqui é a seguinte: De que forma o currículo para a escola no/do campo pode ser pensado de modo a inserir a Matemática em propostas interdisciplinares com as Ciências da Natureza? São analisados, a partir da análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana, trabalhos científicos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Os resultados da pesquisa apontam para algumas premissas curriculares defendidas na educação no/do campo e suas reverberações nos discursos analisados; destaca a temática que centraliza os objetivos de um currículo interdisciplinar: a agricultura em uma perspectiva agroecológica; e aponta reflexões sobre o sujeito professor de Matemática nesse contexto.
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