Entre pás e enxadas: relações interdisciplinares no currículo de Matemática da Educação no/do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v12i1.2827

Palavras-chave:

Currículo, Educação Matemática, Educação no/do Campo, Interdisciplinaridade, Ciências da Natureza

Resumo

Este estudo compõe um projeto de pesquisa que objetiva analisar e discutir as concepções de interdisciplinaridade identificadas em pesquisas nas áreas da Educação Matemática e Ensino de Ciências relacionadas à Educação do Campo. A problemática que tratamos aqui é a seguinte: De que forma o currículo para a escola no/do campo pode ser pensado de modo a inserir a Matemática em propostas interdisciplinares com as Ciências da Natureza? São analisados, a partir da análise do discurso em uma perspectiva foucaultiana, trabalhos científicos publicados nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM) e do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Os resultados da pesquisa apontam para algumas premissas curriculares defendidas na educação no/do campo e suas reverberações nos discursos analisados; destaca a temática que centraliza os objetivos de um currículo interdisciplinar: a agricultura em uma perspectiva agroecológica; e aponta reflexões sobre o sujeito professor de Matemática nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, C. L. dos S., Larchert, J. M., Guzzi Filho, N. J. de. (2015). O Ensino de Ciências para os Alunos do Campo: Implicações para Efetivação do Direito à Educação Escolar. In: X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Ãguas de Lindóia.

Brick, E. M., & Borges, M. G. (2017). A ideia de área de conhecimento: contribuições para pensar a peculiaridade da formação inicial nas Licenciaturas em Educação do Campo no Brasil. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Florianópolis: UFSC.

Britto, N. S., & Paiter, L. (2017). Estudos do Currículo e Educação do Campo – Potencialidades reflexivas na interface com a Educação em Ciências. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Florianópolis: UFSC.

Bueno, O. T. M. et al. (2017). Diálogos de Saberes na Educação do Campo: observando os saberes etnopedológicos em Cerro Azul (PR). In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Florianópolis: UFSC.

Caldart, R. S. (2011). Licenciatura em Educação do Campo e Processo Formativo: qual o lugar da docência por área? In: Molina, M. C., & Sá, L. M. (Org.). Licenciaturas em Educação do Campo: registros e reflexões a partir das experiências piloto. (p. 95-121). Belo horizonte: Autêntica Editora.

Carcaioli, G. F., & Tonso, S. (2019). Formação de professores e Ensino de Ciências do Campo: uma discussão sobre a área do conhecimento. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Natal: UFRGS.

Cardoso, E. C. de F. et al. (2017). Educação em Ciências e a Educação do Campo: relações possíveis na formação de professores da UFG – Regional Goiás. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Florianópolis: UFSC.

Corazza, S. (2001). O que quer um currículo. Pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Vozes.

Cunha, M. C. da, Wagner, D. R. (2019). Modelagem matemática, estágio supervisionado e Educação do Campo: relato de uma experiência formativa. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ¬– ENEM. Cuiabá.

Diniz, D. C., & Barros, A. H. C. (2016). A Licenciatura em Educação Do Campo na Formação de Professores em Ciências da Natureza e Matemática no Maranhão. In: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM. São Paulo.

Eleutério, R. de C., Pereira, L. B. C., Dufeck, L. de F., Vieira, V. G. (2019). O ensino de matemática na Escola do Campo: contribuição de uma prática docente à luz da Etnomatemática. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ¬– ENEM. Cuiabá.

Faria, A. R. et al. (2009). O eixo educação do campo como ferramenta de diálogo entre saberes e docência. In: Rocha, A. M. I., & Martins, A. Educação do Campo: desafios para a formação de Professores. Belo Horizonte: Autêntica.

Fernandes, F. L. P. (2016). Práticas Profissionais do Campo e a Matemática: Um Olhar para a perspectiva pedagógica da Etnomatemática na Licenciatura em Educação Do Campo. In: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM. São Paulo.

Foucault, M. (2008). A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de janeiro: Forense Universitária.

Foucault, M. (1985). Microfísica do poder. 5ª edição. Rio de Janeiro, Graal.

Halmenschlager, K. R. et al. (2017). Abordagem de temas no Ensino de Ciências e Matemática: um olhar para produções relacionadas à Educação do Campo. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Florianópolis: UFSC.

Lima, V. de A., Robaina, J. V. L. (2019). Formação de Professores do Campo de Ciências da Natureza: O que os Encontros Nacionais de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPECS) de 2009-2017 dizem? In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Natal: UFRGN.

Miletto, M. F., Robaina, J. V. L. (2019). Educação do Campo, Agroecologia e o ensino de Ciências: um recorte sobre as produções brasileiras In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Natal: UFRGN.

Ministério da Educação. (2017). Base Nacional Comum Curricular. Secretaria da Educação Fundamental.

Molina, M. C. (2014). Apresentação. In: Licenciaturas em Educação do Campo e o ensino de Ciências Naturais: desafios à promoção do trabalho docente interdisciplinar. Molina, M. C. (Org.). Brasília: MDA.

Moreira, A. F., & Silva, T. T. (2000). Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: Moreira, A. F., & Silva, T. T. (Org.). Currículo, cultura e sociedade. 4. ed. (p. 7-37). São Paulo: Cortez.

Neto, A. J. de M. (2009). Formação de professores para a Educação do Campo: projetos sociais em disputa. In: Rocha, A. M. I., & Martins, A. A. Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica.

Ramal, C. T. (2016). Ruralismo pedagógico versus concepção de educação do MST: Abordagens divergentes de projetos de Educação do Campo no Brasil. Tese de Doutorado em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras, Brasil.

Rocha, A. M. I., Martins, A. A. (2009). Formar docentes para a Educação do campo: desafio para os movimentos sociais e para a universidade. In: Rocha, A. M. I., Martins, A. A. Educação do Campo: desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica.

Rodrigues, J. (2019). Um olhar sobre a possível contribuição da Etnomatemática no ensino de matemática para alunos de uma escola da cidade de piracema na zona Rural de Minas Gerais. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ¬– ENEM. Cuiabá.

Sá, J. R., & Fonseca, M. da C. F. R. (2016). “Aí a gente fica numa sinucaâ€: desafios da formação e da atuação docente na Educação (Matemática) do Campo. In: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM. São Paulo.

Sakai, E. da C. T., Nogueira, K. F. P., Andrade, S. V. R. de. (2016). Percursos da Educação do Campo: um olhar para as aulas de Investigações Matemáticas. In: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM. São Paulo.

Santos, C. M., Kato, D. S., Franco, R. A. G. (2017). Investigação temática em uma escola do campo do município de Uberaba-MG: identificando situação limite para o estudo da biodiversidade. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Florianópolis: UFSC.

Silva, D. K. da, Kato, D. S. (2017). A controvérsia agroecológica em uma abordagem intercultural de Educação Científica: a biodiversidade nos discursos de licenciandos do campo. In: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Florianópolis: UFSC.

Silva, F. de J. F. da. (2016). Práticas socioculturais, problematizações e matematizações em um assentamento rural. In: Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática – ENEM. São Paulo.

Silva, M. (2004). Educação do Campo e Desenvolvimento: uma relação construída ao longo da história.

Silva, T. T. da. (1999). Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. BH: Autêntica.

Silva, U. M., Bicho, J. S. (2019). Etnomatemática e relações interdisciplinares na Educação do Campo: a partir da horta mandala. In: XIII Encontro Nacional de Educação Matemática ¬– ENEM. Cuiabá.

Veiga-Neto, A. (1996). A ordem das disciplinas. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em Porto Alegre, Brasil.

Publicado

2022-01-01

Como Citar

SARTORI, A.; DUARTE, C. G. Entre pás e enxadas: relações interdisciplinares no currículo de Matemática da Educação no/do Campo. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 12, n. 1, p. 222-235, 1 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos