Abordagens e reflexões sobre o Pibid Matemática em produções publicadas em periódicos do campo educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v10i3.2373

Palavras-chave:

Produção Científica, Pibid Matemática, Formação Inicial de Professores, Aprendizagem da Docência

Resumo

Este trabalho tem como objetivos identificar e analisar artigos que tratam sobre o Pibid Matemática considerando parte da produção nacional no campo da formação de professores disponíveis nas bases de dados Scielo e no Portal de Periódicos da Capes. Ancorados em pressupostos da pesquisa qualitativa, foi realizada uma revisão bibliográfica com recorte temporal compreendido entre 2014 a 2018, orientada pelos descritores “Pibid Matemática” e “Iniciação à docência em Matemática”, na qual foram selecionados um total de dezoito artigos. As análises foram feitas a partir da leitura integral dos textos e realizadas considerando: ano de publicação, título, instituição a que são vinculados, tipo de pesquisa, metodologia e principais abordagens. Os resultados revelam que os estudos centrados em subprojetos de matemática, apontam o Pibid como estímulo à formação inicial de professores e oportunidade para aprofundamento e, aprendizagem de conteúdos curriculares na perspectiva de desenvolvimento profissional. Além disso, mostra-se como um espaço oxigenador de reflexões sobre a docência e os desafios existentes no contexto escolar, seus dilemas e tensões, sua cultura e suas peculiaridades, instaurando-se como lugar de aprendizagem, articulado dialeticamente por diferentes interlocutores que tendem a mobilizar e confrontar saberes no sentido de aprender matemática para ensinar matemática.

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Tradução de Marcelo de Andrade Pereira. Educação, Santa Maria: UFSM, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez.

Publicado

2020-09-01

Como Citar

LIMA, F. J. DE; GONÇALVES, B. M. V. Abordagens e reflexões sobre o Pibid Matemática em produções publicadas em periódicos do campo educacional. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 3, p. 84-98, 1 set. 2020.

Edição

Seção

Artigos