Estudo ampliado da associação entre variáveis qualitativas e quantitativas, de forma insubordinada, com o uso do Geogebra
DOI:
https://doi.org/10.37001/ripem.v10i1.2226Palavras-chave:
Usabilidade, GeoGebra, Insubordinação Criativa, Ensino e AprendizagemResumo
Este trabalho estuda a relevância da detecção de outliers em um conjunto de dados, quando buscamos determinar a associação entre variáveis qualitativas e quantitativas. O artigo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida para um programa de doutorado em ensino de Ciências e Matemática, que tem, entre seus objetivos, avaliar a usabilidade do software GeoGebra no ensino e na aprendizagem da Estatística nos cursos de ensino superior, especificamente nos cursos de graduação em Engenharia. A análise qualitativa com o uso do estudo de caso foi adotada como método de investigação, pois o fenômeno em estudo faz parte do contexto da vida acadêmica dos alunos. Foi desenvolvida uma atividade específica para avaliar a relação entre variáveis qualitativas e quantitativas, com alguns momentos de insubordinação criativa quando da escolha do conjunto de dados a ser analisado e também durante o processo de solução do problema. Romper com modelos preestabelecidos na forma de abordar e trabalhar conceitos estatísticos, reflete a fala de D’Ambrosio e Lopes (2015), quando ponderam sobre a autonomia do professor de matemática ser essencial para caracterizar a sua identidade profissional, pois atribui a eles a coragem para assumir atitudes de insubordinação criativa em prol daqueles que educam. No desenrolar da atividade constatou-se a presença de significativa quantidade de dados discrepantes em razão do tamanho do conjunto de dados em estudo, tal fato motivou a discussão entre os estudantes sobre a forte influência dos outliers no resultado da análise estatística. Um fator importante observado foi que independente das características de hardware dos computadores utilizados durante o experimento, foi possível empregar uma significativa quantidade de linhas de dados, o que permitiu a prática de ensino e aprendizagem da Estatística.
Downloads
Referências
ASA. (2016). GAISE College Report ASA Revision Committee. Retrieved jan 2017, from Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education College Report 2016: http://www.amstat.org/education/gaise
Bussab, W. d., & Morettin, P. A. (2010). EstatÃstica básica (6 ed.). São Paulo: Saraiva.
D'Ambrosio, B. S., & Lopes, C. E. (2015, abr). Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema, 29(51), 1-17.
D'Ambrosio, U. (2014, jan./jul.). A educação matemática e o estado do mundo: desafios. Em Aberto, 27(91), 157-169.
Lopes, C. E., Peres, G. J., & Grando, R. C. (2017). Os percursos da Insubordinação Criativa nas Pesquisas Socializadas no ICOCIME 1. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 8(n. 4), 1-4.
Reis, M. M. (2013). INE 7001 EstatÃstica para Administradores. Retrieved ago 2017, from UFSC Departamento de Informática e EstatÃstica: https://www.inf.ufsc.br/~marcelo.menezes.reis/INE7001.html
Souza, L. d. (2017). Possibilidades de insubordinação criativa no ensino de estatÃstica. REnCiMa, 8(4), 253-272.
Yin, R. K. (2004). Estudo de caso: planejamento e métodos (2 ed., Vol. 1). Porto Alegre: Bookma
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.