O Grupo de Estudos ICEM — Insubordinações Criativas em Educação Matemática: contexto, desafios e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v9i3.2221

Palavras-chave:

Insubordinação Criativa, Educação Matemática, Grupo colaborativo, Formação de Professores que ensinam Matemática, Anos iniciais

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão acerca da Insubordinação Criativa e a sua relação com os grupos colaborativos. Na sequência, apresentamos o grupo de Insubordinação Criativa em Educação Matemática — ICEM, da UFSC, as considerações de seus integrantes sobre os conhecimentos construídos e as motivações que os trouxeram para este contexto. A nossa pesquisa é norteada pela metodologia da Pesquisa Narrativa, com característica de pesquisa participante, cuja pesquisadora é uma das autoras deste texto. Para a produção dos dados, utilizamos os registros escritos da pesquisadora e áudios dos encontros realizados pelo grupo neste primeiro ano. As informações mostram que a participação dos integrantes no ICEM está associada a uma perspectiva de Insubordinação Criativa e que as ações desenvolvidas no grupo propiciaram a articulação entre os conhecimentos acadêmicos e as práticas na sala de aula, contribuindo, assim, para a ressignificação de saberes sobre a própria prática, a profissão docente e a aprendizagem da matemática. O grupo almeja compartilhar os conhecimentos construídos em outros espaços, para contribuir com a aprendizagem da matemática dos estudantes nos diferentes níveis e modalidades de educação, e considera seu maior desafio o reconhecimento do ICEM como um contexto de formação nas instituições onde atuam.

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

TERES, S. L. L.; GRANDO, R. C. . O Grupo de Estudos ICEM — Insubordinações Criativas em Educação Matemática: contexto, desafios e perspectivas. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 9, n. 3, p. 54-67, 1 set. 2019.

Edição

Seção

Artigos