Matemática e literatura infantil: um livro, um jogo e o desafio de “desenhar” o tempo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v10i2.2169

Palavras-chave:

Continuidade, Tempo, Literatura Infantil, Ensino de Matemática

Resumo

O presente artigo apresenta o recorte de uma pesquisa qualitativa de mestrado profissional, na perspectiva da pesquisa-ação, que investigou conexões entre matemática e literatura infantil. As atividades propostas a partir do livro Contagem Regressiva foram realizadas em uma turma de Educação Infantil de escola pública gaúcha. A exploração do livro e a contagem por ele sugerida levaram a um jogo, que provocou os alunos à observação de um relógio de ponteiros. Os registros destas crianças, de cinco e seis anos, evidenciam suas hipóteses sobre a passagem do tempo e noções de continuidade, nos alertando para o potencial pedagógico do relógio analógico na construção do conceito de tempo e na compreensão dos instrumentos que o medem. Além disso, o estudo reforça a importância da narrativa e da ludicidade no desenvolvimento das crianças pequenas. O trabalho com livros de leitura infantil potencializa a exploração de conceitos matemáticos complexos de modo intuitivo.

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Publicado

2020-05-01

Como Citar

ARNOLD, D. S.; DALCIN, A. Matemática e literatura infantil: um livro, um jogo e o desafio de “desenhar” o tempo. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 10, n. 2, p. 167-181, 1 maio 2020.

Edição

Seção

Artigos