Investigação da prática realizada de forma colaborativa em uma turma de 7º ano do ensino fundamental no contexto pós-COVID19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v1i1.3213

Palavras-chave:

Identidade profissional docente, Investigação da própria prática, Trabalho colaborativo

Resumo

A crise sanitária ocasionada pela Covid-19 provocou transformações significativas na sociedade e estas refletem nas escolas. Como consequência, afetam a prática dos professores, resultando em mudanças na própria identidade profissional. Como, então, estes vêm desenvolvendo o seu trabalho nesse novo contexto pós-crise sanitária? Objetiva-se neste texto, a partir dessa questão, relatar elementos identificados na atuação de uma professora de uma turma de 7º ano do ensino fundamental, colaboradora de uma pesquisa doutoral em andamento. A professora propõe realizar uma investigação da própria prática, em colaboração com a pesquisadora, a fim de compreender quais são os motivos pelos quais essa turma não avança em suas aprendizagens, com vistas a realizar planos de ação para atender essas necessidades. Os resultados não foram conclusivos, apesar de apresentarem elementos positivos no desenvolvimento das atividades propostas, o que sugere a continuidade da atividade de investigação da própria prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Zolia Jacomelli Alves, Secretaria Municipal de Educação de Palhoça

Graduada em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).

Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Matemática (2004) pela Faculdade Integrada do Vale do Ribeira.

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006).

Atualmente trabalha no setor de Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Palhoça-SC.

Referências

CARDOSO, M. I. S. T.; BATISTA, P. M. F.; GRAÇA, A. B. S. A identidade do professor: desafios colocados pela globalização. Revista Brasileira de Educação. v. 21, n. 65, p. 371-390, abr/jun, 2016.

FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 6. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo, Revista de Ciências da Educação, n. 08. p. 7-22, jan/abr, 2009a. Disponível em: http://www.unitau.br/files/arquivos/category_1/MARCELO___Desenvolvimento_Profissional_Docente_passado_e_futuro_1386180263.pdf. Acesso em: 19 de nov. 2021.

MARCELO, C. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente. Autêntica. v. 01, n. 01, p. 109-131, ago/dez 2009 (b). Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/8/6. Acesso em: 27 nov. 2021.

PONTE, J. P. Investigar a nossa própria prática. In GTI (Org), Reflectir e investigar sobre a prática profissional. Lisboa: APM. 2002. p. 5-28.

PONTE, J. P. Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática. Educar em Revista. ISSN 1984-0411. v. 20, n. 24, p. 37-66, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/vq3wfWQHPyL7ZSvWWpgNhGH/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 11 ago. 2022.

Publicado

2022-11-19

Como Citar

ZOLIA JACOMELLI ALVES, K. Investigação da prática realizada de forma colaborativa em uma turma de 7º ano do ensino fundamental no contexto pós-COVID19. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 1-13, 19 nov. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência