Uma prática envolvendo medição com o Báculo de Petrus Ramus na disciplina de Laboratório de Ensino de Geometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v1i1.3140

Palavras-chave:

Conhecimentos Geométricos, Báculo de Petrus Ramus, Laboratório de Ensino de Geometria, Formação de Professores

Resumo

Sabe-se que o desenvolvimento de práticas laboratoriais voltadas ao ensino de Matemática tem sido uma ação cada vez mais privilegiada na formação inicial de professores, devido ao potencial formativo que a manipulação de diferentes recursos/materiais didáticos pode fornecer. Entretanto, práticas laboratoriais que são inseridos objetos da história da matemática ainda são poucas, principalmente em disciplinas formativas em cursos de licenciatura em matemática. Dessa forma, esse relato de experiência tem o intuito de apresentar descrever as ações que foram desenvolvidas em uma prática laboratorial dentro da disciplina de Laboratório de Ensino de Geometria, da Universidade Estadual do Ceará, campus do Itaperi em Fortaleza, no Ceará, que articulou material manipulativo e história da matemática, a partir da aplicação de uma situação problema envolvendo o báculo de Petrus Ramus (1515-1572). Dentre os resultados, pode-se observar que o instrumento favoreceu a manipulação, articulação e construção de conceitos geométricos, principalmente relacionado a semelhança de triângulos e a proporcionalidade para a resolução do problema de medição proposto. Entretanto, devido ao tempo destinado a prática, o processo de aprendizagem ficou comprometido, visto que outras possibilidades de estudar os conhecimentos geométricos na articulação de elementos teóricos e práticos não foi completamente explorado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Hemerson Brito da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

É licenciado em Matemática (2021) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). projeto na área da Educação com ênfase em História de Matemática, principalmente nos seguintes temas: Fonte Desenvolve, matemática do século XVI, interface entre história de matemática e formação professor de matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda atua como docente Adjunta da Universidade Estadual do Ceará e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática e interface entre história e ensino de matemática. 

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior, 2001.

CEARÁ. Curso de Licenciatura em Matemática: Projeto Pedagógico do Curso. UECE: Fortaleza, 2018.

COSTA, J. F. S.; LIMA, V. M. do R. A Aprendizagem Baseada em Equipes para o ensino de matemática em cursos superiores. In: VI Congresso Nacional de Educação, 2019, Fortaleza. Anais do VI Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2019.

DOLCE, O.; POMPEO, J. N. Fundamentos de Matemática Elementar: Geometria Plana. 7. ed. São Paulo: Atual Editora, 1995. 9 v. (Fundamentos de Matemática Elementar).

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 6ª ed. São Paulo, SP: Atlas, 2001.

PEREIRA, A. C. C.; OLIVEIRA, G. P. O ambiente remoto como ferramenta promotora de práticas laboratoriais no ensino de trigonometria em cursos de licenciatura em matemática. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e027, 2021.

PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de Matemática. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 25, pp. 342-372, 2019a.

PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. Os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo mobilizados em uma atividade com o uso do báculo (1636) de Petrus Ramus. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 21, n. 1, p. 405-432, 2019b.

PEREIRA, A. C. C.; VASCONCELOS, C. B. Construindo uma proposta pedagógica por meio de materiais manipulativos: Apresentando a fatoração algébrica estudada no LABMATEN/UECE. In: PEREIRA, A. C. C. Educação matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas. Fortaleza: EdUECE, 2015. p. 10-30.

SAITO, F.; DIAS, M. da S. Interface entre história da Matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p.89-111, mar. 2013.

SILVA, F. H. B. da. Sobre os conhecimentos matemáticos a partir da reconstrução do báculo de Petrus Ramus (1515-1572) advindos de uma vivência dos licenciandos em Matemática da UECE. 2021. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2021) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021.

SILVA, F. H. B. da.; PEREIRA, A. C. C. Explorando as situações de medição de comprimento, altura e largura com o uso do báculo de Petrus Ramus. Revista Brasileira de História, Educação e Matemática (HIPÁTIA), São Paulo, v. 5, n.2, p. 398-409, dez. 2020

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

Publicado

2022-09-15

Como Citar

SILVA, F. H. B. DA; PEREIRA, A. C. C. . Uma prática envolvendo medição com o Báculo de Petrus Ramus na disciplina de Laboratório de Ensino de Geometria. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 1-17, 15 set. 2022.

Edição

Seção

Relatos de Experiência