Uma prática envolvendo medição com o Báculo de Petrus Ramus na disciplina de Laboratório de Ensino de Geometria
DOI:
https://doi.org/10.37001/recem.v1i1.3140Palavras-chave:
Conhecimentos Geométricos, Báculo de Petrus Ramus, Laboratório de Ensino de Geometria, Formação de ProfessoresResumo
Sabe-se que o desenvolvimento de práticas laboratoriais voltadas ao ensino de Matemática tem sido uma ação cada vez mais privilegiada na formação inicial de professores, devido ao potencial formativo que a manipulação de diferentes recursos/materiais didáticos pode fornecer. Entretanto, práticas laboratoriais que são inseridos objetos da história da matemática ainda são poucas, principalmente em disciplinas formativas em cursos de licenciatura em matemática. Dessa forma, esse relato de experiência tem o intuito de apresentar descrever as ações que foram desenvolvidas em uma prática laboratorial dentro da disciplina de Laboratório de Ensino de Geometria, da Universidade Estadual do Ceará, campus do Itaperi em Fortaleza, no Ceará, que articulou material manipulativo e história da matemática, a partir da aplicação de uma situação problema envolvendo o báculo de Petrus Ramus (1515-1572). Dentre os resultados, pode-se observar que o instrumento favoreceu a manipulação, articulação e construção de conceitos geométricos, principalmente relacionado a semelhança de triângulos e a proporcionalidade para a resolução do problema de medição proposto. Entretanto, devido ao tempo destinado a prática, o processo de aprendizagem ficou comprometido, visto que outras possibilidades de estudar os conhecimentos geométricos na articulação de elementos teóricos e práticos não foi completamente explorado.
Downloads
Referências
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior, 2001.
CEARÁ. Curso de Licenciatura em Matemática: Projeto Pedagógico do Curso. UECE: Fortaleza, 2018.
COSTA, J. F. S.; LIMA, V. M. do R. A Aprendizagem Baseada em Equipes para o ensino de matemática em cursos superiores. In: VI Congresso Nacional de Educação, 2019, Fortaleza. Anais do VI Congresso Nacional de Educação - CONEDU, 2019.
DOLCE, O.; POMPEO, J. N. Fundamentos de Matemática Elementar: Geometria Plana. 7. ed. São Paulo: Atual Editora, 1995. 9 v. (Fundamentos de Matemática Elementar).
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do trabalho científico. 6ª ed. São Paulo, SP: Atlas, 2001.
PEREIRA, A. C. C.; OLIVEIRA, G. P. O ambiente remoto como ferramenta promotora de práticas laboratoriais no ensino de trigonometria em cursos de licenciatura em matemática. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 6, n. 2, p. e027, 2021.
PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de Matemática. Revista Cocar, Belém, v. 13, n. 25, pp. 342-372, 2019a.
PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. Os conceitos de perpendicularidade e de paralelismo mobilizados em uma atividade com o uso do báculo (1636) de Petrus Ramus. Educação Matemática Pesquisa. São Paulo, v. 21, n. 1, p. 405-432, 2019b.
PEREIRA, A. C. C.; VASCONCELOS, C. B. Construindo uma proposta pedagógica por meio de materiais manipulativos: Apresentando a fatoração algébrica estudada no LABMATEN/UECE. In: PEREIRA, A. C. C. Educação matemática no Ceará: os caminhos trilhados e as perspectivas. Fortaleza: EdUECE, 2015. p. 10-30.
SAITO, F.; DIAS, M. da S. Interface entre história da Matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p.89-111, mar. 2013.
SILVA, F. H. B. da. Sobre os conhecimentos matemáticos a partir da reconstrução do báculo de Petrus Ramus (1515-1572) advindos de uma vivência dos licenciandos em Matemática da UECE. 2021. 110 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em 2021) – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2021.
SILVA, F. H. B. da.; PEREIRA, A. C. C. Explorando as situações de medição de comprimento, altura e largura com o uso do báculo de Petrus Ramus. Revista Brasileira de História, Educação e Matemática (HIPÁTIA), São Paulo, v. 5, n.2, p. 398-409, dez. 2020
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 11. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.