Dienes e aprendizagem matemática: algumas reflexões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/recem.v1i1.3085

Palavras-chave:

História da educação matemática, Cultura Escolar, Matemática Moderna, GEEMPA

Resumo

O artigo tem por objetivo investigar as orientações pedagógicas apresentadas aos professores de Matemática em 1972, a partir da presença de Zoltan Dienes em Porto Alegre. Para isso, tem-se como fonte privilegiada um polígrafo que foi utilizado pelos docentes participantes do Curso de Ensino da Matemática, ministrado por Dienes. Sinaliza-se que esta formação fez parte da I Jornada de Estudo e Aprendizagem da Matemática, em Porto Alegre - Rio Grande do Sul, tendo-se o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), como organizador do evento. Para o desenvolvimento deste artigo, ancora-se em elementos teórico-metodológicos provindos da Historiografia e da História Cultural. Em linhas de síntese, observou-se que a utilização de materiais concretos no ensino e aprendizagem da matemática para as crianças tende a capacitarem e a caminhar pela via do concreto para o abstrato, no seu próprio modo e tempo. Logo, há recomendação, por parte de Dienes, que exista, nas salas de aulas, um grande número de objetos concretos de várias espécies, para que as crianças possam formar conjuntos de objetos.

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Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Paulo Roberto Castor Maciel, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Ciência, Tecnologia e Educação pelo Centro de Educação Federal Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Professor na Universidade Federal Fluminense (UFF), Angra dos Reis, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2022-09-13

Como Citar

DOMINGUES, J. M. .; MACIEL, P. R. C. Dienes e aprendizagem matemática: algumas reflexões . Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 1, n. 1, p. 1-15, 13 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos

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