Dienes e aprendizagem matemática: algumas reflexões
DOI:
https://doi.org/10.37001/recem.v1i1.3085Palavras-chave:
História da educação matemática, Cultura Escolar, Matemática Moderna, GEEMPAResumo
O artigo tem por objetivo investigar as orientações pedagógicas apresentadas aos professores de Matemática em 1972, a partir da presença de Zoltan Dienes em Porto Alegre. Para isso, tem-se como fonte privilegiada um polígrafo que foi utilizado pelos docentes participantes do Curso de Ensino da Matemática, ministrado por Dienes. Sinaliza-se que esta formação fez parte da I Jornada de Estudo e Aprendizagem da Matemática, em Porto Alegre - Rio Grande do Sul, tendo-se o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), como organizador do evento. Para o desenvolvimento deste artigo, ancora-se em elementos teórico-metodológicos provindos da Historiografia e da História Cultural. Em linhas de síntese, observou-se que a utilização de materiais concretos no ensino e aprendizagem da matemática para as crianças tende a capacitarem e a caminhar pela via do concreto para o abstrato, no seu próprio modo e tempo. Logo, há recomendação, por parte de Dienes, que exista, nas salas de aulas, um grande número de objetos concretos de várias espécies, para que as crianças possam formar conjuntos de objetos.
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