A relevância da utilização de portfólio digital na avaliação da aprendizagem em matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4216

Palavras-chave:

Portfólio Digital, Ensino Médio, Avaliação de Aprendizagem, Ensino de Matemática

Resumo

Este artigo é fruto de uma dissertação desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Ensino das Ciências da Universidade Federal Rural de Pernambuco sobre o uso de portfólios digitais – por estudantes do Ensino Médio de uma unidade escolar do Serviço Social da Indústria – como instrumento de avaliação em Matemática. No presente artigo tomou-se por objetivo analisar os posicionamentos dos estudantes sobre a utilização do Portfólio Digital na avaliação em Matemática. A pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em uma unidade escolar do SESI que passou a implementar o Portfólio Digital como um dos instrumentos de avaliação das aprendizagens dos estudantes no ano letivo anterior ao da realização desta pesquisa. A construção e a análise dos dados ocorreram em três etapas. Na primeira etapa, no início do primeiro bimestre letivo, aplicou-se um questionário para averiguação de quais estudantes desejariam compartilhar os seus portfólios. Ao final do bimestre, prosseguiu-se com a análise de dez portfólios, com base nos tópicos orientados pela instituição escolar: Meus trabalhos; Minhas Dificuldades; Meu Plano de Estudo; Minhas Superações; O que eu mais gostei?; O que ainda preciso melhorar?; e Autoavaliação. Na terceira etapa, aplicou-se um questionário a fim de levantar os posicionamentos dos dez estudantes, colaboradores da pesquisa, por exemplo, acerca da seleção do material incluído e das reflexões sobre seus desempenhos escolares em Matemática. Constataram-se, assim, o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades tecnológicas na utilização de plataformas digitais (Canva, Google Drive, edição de fotos e vídeos, entre outras); o registro da revisão de conteúdos estudados no bimestre e outros do Ensino Fundamental; e as evidências sobre as evoluções nas notas de testes e provas, o que demonstra indícios de contribuições do Portfólio Digital na autoavaliação e autorregulação dos estudantes sobre suas próprias aprendizagens.

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Biografia do Autor

Edmara Patrícia Américo Ferreira, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestranda em Ensino das Ciências e Matemática pela UFRPE, Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE), atualmente é Professora de Matemática no Colégio do Serviço Social da Indústria de Pernambuco (SESI). Atuou no Sistema Positivo de Ensino (Editora Positivo) como Assistente Pedagógica e também na Faculdade Joaquim Nabuco como Professora no Curso Técnico de Segurança do Trabalho. Possui também experiência no posto de Docente no Colégio Americano Batista. Direciona interesses de Pesquisas nas áreas de Educação, Matemática e Estatística, bem como na formação docente do Ensino Superior. 

Elisângela Bastos de Melo Espíndola, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências ( PPGEC) e no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Doutora em Educação na linha de Formação de Professores e Prática Pegagógica ( UFPE) e em Sciences de l'Education - L'École doctorale Education, Psychologie, Information et Communication (EPIC) ( UCBL- Lyon 1). Mestrado em Educação na Linha de Didática de Conteúdos Específicos ( UFPE).Especialista em Psicopedagogia (UPE). Especialista em Avaliação Educacional em Matemática ( UFPE). Especialista em Programação de Ensino de Matemática (UPE). Licenciada em Matemática e em Pedagogia.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

FERREIRA, E. P. A.; BASTOS DE MELO ESPÍNDOLA, E. A relevância da utilização de portfólio digital na avaliação da aprendizagem em matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-19, 15 out. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática