Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO
A Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM tem como foco a divulgação do trabalho do professor em sua prática de educador matemático vinculada à Educação Básica e/ou Superior. A revista tem periodicidade quadrimestral, no formato digital, e estrutura interna dividida em artigos e relatos de experiências.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES
A avaliação de cada artigo é feita por pares pelo método double blind peer review. Isto é, cada artigo é avaliado por dois pareceristas ad hoc externos, especialistas na área e com elevada experiência e titulação acadêmica. Cada artigo é avaliado sem a identificação de autoria dos avaliadores e dos seus autores (avaliação cega). Ao receber o artigo o Editor responsável encaminha para dois avaliadores ad hoc cadastrados na Equipe de Avaliadores da Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM. Os avaliadores possuem uma semana (7 dias) para manifestar disponibilidade ou indisponibilidade para avaliar o manuscrito e, caso tenham disponibilidade, dispõem de mais três semanas (21 dias) para enviar o parecer conforme o formulário de avaliação da Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM.

Caso o avaliador não tenha disponibilidade, o Editor encaminha para um próximo avaliador até conseguir dois avaliadores disponíveis. As possibilidades de recomendações dos avaliadores são as seguintes: aceitável sem revisão; aceitável com alguma revisão; aceitável com ampla revisão; não aceitável (aceitável sem revisão implica na aprovação direta do manuscrito, sem necessidade de modificações e ajustes; aceitável com alguma revisão refere-se à aprovação do manuscrito, mas destacando necessidade de pequenos ajustes; aceitável com ampla revisão significa que o manuscrito pode ser publicado, mas carece de ajustes e modificações consideráveis no corpo do texto; não aceitável significa que o manuscrito não pode ser publicado). Após dois pareceres enviados ao Editor, caso ocorra divergências entre as recomendações (um aceitável e um não aceitável), o Editor envia o manuscrito para um terceiro avaliador ad hoc.

Após contar com os pareceres registrados no sistema, o Editor responsável toma uma decisão editorial. As possibilidades da decisão editorial são: Aceitar; Revisões Requeridas; Submeter a nova rodada; Rejeitar (Aceitar implica na aprovação direta do texto, sem necessidade de ajustes; Revisões Requeridas implica na necessidade de atendimento nas recomendações dos avaliadores ad hoc; Submeter a nova rodada significa que o texto não foi aprovado, mas pode ser aprovado após os ajustes e uma nova avaliação pelos menos avaliadores ad hoc da primeira rodada; Rejeitar implica na recusa e não aceitação do manuscrito para publicação na Revista). Após registar a decisão editorial o Editor responsável encaminha um e-mail para o autor principal do artigo informando a decisão e disponibilizando os pareceres dos avaliadores. Caso o manuscrito seja aceito, o(s) autor(es) tem/têm até mês (30 dias) para enviar, ao Editor, via sistema da Revista, a versão final do manuscrito com as recomendações dos avaliadores e demais documentações exigidas para publicação. Todo o processo de submissão, avaliação e comunicação dos artigos submetidos ocorre pelo sistema eletrônico da Revista (OJS).
AS POLÍTICAS DE PUBLICAÇÃO NA REVISTA CEARENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – RCEEM
São consideradas no processo de avaliação, bem como os seguintes aspectos:
Relevância e originalidade.
Rigor, precisão e objetividade na escrita.
Clareza e pertinência do problema de pesquisa e dos objetivos.
Fundamentação teórica adequada ao tema.
Adequação do título ao conteúdo.
Estrutura coerente.
Clareza na metodologia.
Apresentação de resultados e discussão pertinente.
PERIODICIDADE
A Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM dispõe do sistema de publicação contínua (rolling pass). Os manuscritos são publicados após sua aprovação e diagramação. O Expediente, contendo Sumário e Editorial, é publicado no fechamento do volume.
Taxas para submissão e publicação de textos (APC)
A Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM não cobra taxas (APCs) de submissão e tampouco para edição e publicação dos artigos.
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico e filosófico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Todo o conteúdo da revista segue a licença Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0)
Política de direitos autorais
A Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM permite que os autores mantenham seus direitos autorais sem restriçõesos nos artigos publicados.
POLÍTICA LIVRE DE PLÁGIO
Na Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM todos os artigos submetidos passam por softwares de anti-plágio para a detecção de plágio antes de ser encaminhado aos avaliadores. Os trabalhos que contiverem indícios de plágio ou autoplágio serão prontamente rejeitados e arquivados.
Política de auto-arquivo
A Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM A permite o auto-arquivo em sites pessoais, repositórios institucionais, repositórios temáticos etc. O auto-arquivo ou depósito dos trabalhos pode ser feito no momento da publicação dos artigos. A versão do publicado pode ser usada para este depósito é a pós-impressão (versão editorial).
Política de ética e boas práticas na publicação
A Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM tem compromisso com a ética na publicação e segue o orientado pelo Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do Committee on Publication Ethics (COPE).

DEVERES DE AUTORES
  • Estabelecer consenso entre todos/as os/as coautores/as acerca da versão final do artigo submetido para avaliação; Nomear como autores exclusivamente a quem contribuiu de forma significativa para a concepção do projeto, da execução da interpretação dos e da redação do texto;
  • Não submeter o mesmo artigo simultaneamente a mais de um periódico;
  • Não fazer uso de dados forjados ou falsificados e declarações fraudulentas ou intencionalmente imprecisas, pois isso levará a Editoria a agir de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Não fazer uso de ideias ou trabalho de outras pessoas sem lhes dar o devido crédito, sentença(s) de manuscrito de outra pessoa, ou mesmo de autoria própria, sem citação adequada. A Editoria da A Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM utiliza ferramentas informatizadas para detecção de plágios e suspeitas de má conduta serão tratadas de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Não ser redundantes nas publicações. Os revisores estão atentos à publicação do chamado "fatiamento salame" de publicações.
  • No caso de pesquisa com participantes humanos se faz necessário apresentar Protocolo de Aprovação de Comitê de Ética em Pesquisa.
  • Além disso, deve ser fornecida uma declaração escrita em papel timbrado da instituição (declarações separadas para autores de diferentes instituições) e assinada por todos os autores, afirmando que cada participante e/ou seus responsáveis legais foram informados sobre os objetivos, métodos, possíveis riscos e os benefícios previstos pelo estudo e sua publicação, bem como foi dado consentimento por escrito e assinado pelos participantes.
DEVERES DE AVALIADORES
  • Informar imediatamente a Editoria A Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM caso não se sintam qualificados para analisar a investigação descrita no artigo ou saibam que suas avaliações não poderão cumprir os prazos definidos, para que seja possível contatar avaliadores alternativos.
  • Não avaliar artigos em que tenham conflitos de interesse.
  • Emitir pareceres objetivos e construtivos, com considerações claras e cortês, com base em argumentos que possam sustenta-las, de modo sirvam aos autores para melhorarem seus artigos.
  • Avaliar os artigos unicamente com base no conteúdo destes e independentemente de quaisquer outros fatores, sem distinção de raça, idade, gênero, origem étnica, orientação sexual, deficiência, crença religiosa, nacionalidade, classe social dos/as autores/as.
  • Tratar todos os artigos recebidos no âmbito da arbitragem científica por pares como documentos confidenciais e manter em sigilo toda e qualquer informação privilegiada ou ideias obtidas através da arbitragem científica por pares, nunca as usando para proveito pessoal.
  • Informar imediatamente à Editoria da A Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM caso detectem qualquer violação de ética.
DEVERES DE EDITORES
  • Assegurar que o processo de arbitragem científica dos manuscritos submetidos à A Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM seja anônimo, ocorra por pares duplo cego, justo e imparcial e que toda a informação relacionada a eles permaneça confidencial.
  • Garantir que todos os manuscritos sejam avaliados por dois pareceristas anônimos, doutores e com competência na área de pesquisa do trabalho, e livres de conflitos de interesses.
  • Orientar aos pareceristas que estejam atentos a questões éticas e possíveis incoerências teóricas e metodológicas.
  • Obter prova escrita de que toda a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa e declarações assinadas por todos os autores de que obtiveram o consentimento dos participantes.
  • Fazer uso de ferramentas e métodos para detecção de texto plagiado quando suspeitas são levantadas.
  • Garantir que a aceitação ou rejeição de um manuscrito para publicação baseie-se apenas na importância, originalidade, clareza, validade e relevância para o escopo da A Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM.
  • Oferecer garantias de mecanismos de apelação de autores contra decisões editoriais.
  • Monitorar o desempenho dos revisores e tomar medidas para garantir que seja adequado, bem como que o corpo de revisores expresse a qualidade da A Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM.
  • Convidar revisores conforme necessário, recorrendo a uma ampla gama de fontes para identificar revisores potenciais.
  • Em caso de suspeita ou alegação de falha de conduta, tanto com relação a trabalhos publicados quanto a ainda em avaliação, agir de acordo com os fluxogramas COPE.
  • Responsabilizar-se por tudo que é publicado na A Revista Cearense de Educação Matemática – RCeEM e defender a liberdade de expressão e a valorização de princípios democráticos.