A metodologia Sequência Fedathi como um caminho para práticas pedagógicas inclusivas no ensino da matemática: revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4213

Palavras-chave:

Sequência Fedathi, Práticas inclusivas, Ensino da matemática

Resumo

A utilização de metodologias inovadoras nas práticas pedagógicas inclusivas para o Ensino de Matemática tem sido alvo dos profissionais de educação dessa área. O atual processo expositivo junto com práticas de cunho repetitivas tem levado professores a refletirem sobre suas ações pedagógicas. O objetivo dessa pesquisa é apresentar as contribuições da metodologia Sequência Fedathi para as práticas inclusivas durante o ensino de Matemática, por meio de uma Revisão Integrativa. A pesquisa é de natureza qualitativa e, de acordo com o objetivo, traz característica descritiva e exploratória, utilizando como procedimentos técnicos uma Revisão Integrativa em relação ao uso da metodologia Sequência Fedathi nas práticas inclusivas, para o ensino de Matemática, por meio das obras indexadas nas bases de dados Google Acadêmico, Periódicos Capes, Scielo e Repositório Institucional UFC, publicados em português, no período de 2013 a 2023. Para a pesquisa, foram considerados os seguintes descritores: "Sequência Fedathi”, “Ensino inclusivo”, “Práticas Inclusivas” e “Matemática Inclusiva”. Esta pesquisa ocorreu em quatro etapas, sendo que na primeira ocorreu a organização dos descritores; na segunda, o levantamento dos dados; na terceira, a organização dos dados e na quarta, as pesquisas selecionadas. Para a análise, foram selecionados seis trabalhos a fim de possibilitar uma visualização detalhada sobre a temática da pesquisa. A partir dos dados apresentados, observou-se que a metodologia Sequência Fedathi possibilita a compreensão do conhecimento matemático como um processo inclusivo e inovador. Conclui-se que a SF promove uma mudança de postura nas ações docentes no que se refere às práticas inclusivas, em especial no ensino da Matemática colocando o aluno como protagonista e desafiando-o a pensar e refletir em situações-problema.

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Biografia do Autor

Felismina de Sousa Neta, Universidade Federal do Ceará - UFC

Especialista em Gestão Escolar, Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Rede Municipal de Fortaleza na Secretaria Municipal de Educação (SME), Fortaleza, Ceará

Lara de Negreiros Pinto Scipião, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando em ensino pelo RENOEN polo UFC.

Maria José Costa dos Santos, Universidade Federal do Ceará - UFC

Pós-Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro(ProPed/UERJ). Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

DE SOUSA NETA, F.; SCIPIÃO, L. DE N. P. .; SANTOS, M. J. C. DOS . A metodologia Sequência Fedathi como um caminho para práticas pedagógicas inclusivas no ensino da matemática: revisão integrativa. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-18, 3 out. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática