A metodologia Sequência Fedathi como um caminho para práticas pedagógicas inclusivas no ensino da matemática: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4213Palavras-chave:
Sequência Fedathi, Práticas inclusivas, Ensino da matemáticaResumo
A utilização de metodologias inovadoras nas práticas pedagógicas inclusivas para o Ensino de Matemática tem sido alvo dos profissionais de educação dessa área. O atual processo expositivo junto com práticas de cunho repetitivas tem levado professores a refletirem sobre suas ações pedagógicas. O objetivo dessa pesquisa é apresentar as contribuições da metodologia Sequência Fedathi para as práticas inclusivas durante o ensino de Matemática, por meio de uma Revisão Integrativa. A pesquisa é de natureza qualitativa e, de acordo com o objetivo, traz característica descritiva e exploratória, utilizando como procedimentos técnicos uma Revisão Integrativa em relação ao uso da metodologia Sequência Fedathi nas práticas inclusivas, para o ensino de Matemática, por meio das obras indexadas nas bases de dados Google Acadêmico, Periódicos Capes, Scielo e Repositório Institucional UFC, publicados em português, no período de 2013 a 2023. Para a pesquisa, foram considerados os seguintes descritores: "Sequência Fedathi”, “Ensino inclusivo”, “Práticas Inclusivas” e “Matemática Inclusiva”. Esta pesquisa ocorreu em quatro etapas, sendo que na primeira ocorreu a organização dos descritores; na segunda, o levantamento dos dados; na terceira, a organização dos dados e na quarta, as pesquisas selecionadas. Para a análise, foram selecionados seis trabalhos a fim de possibilitar uma visualização detalhada sobre a temática da pesquisa. A partir dos dados apresentados, observou-se que a metodologia Sequência Fedathi possibilita a compreensão do conhecimento matemático como um processo inclusivo e inovador. Conclui-se que a SF promove uma mudança de postura nas ações docentes no que se refere às práticas inclusivas, em especial no ensino da Matemática colocando o aluno como protagonista e desafiando-o a pensar e refletir em situações-problema.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Inclusão: Revista da Educação Especial. Brasília, DF, v.4, n.1, p.7-17, jan./jun. 2008. Disponível em: https://portal.mec. gov.br/seesp/arquivos/pdf/revinclusao5.pdf. Acesso em: 7 mai. 2024.
BORGES NETO, H. (Org.) Sequência Fedathi no ensino de matemática. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017 .154 p.
COSTA, E. L. A formação de conceitos científicos para sujeitos com deficiência visual: Sequência Fedathi como aporte metodológico no ensino de química. 2016. 79f.Dissertação (Mestrado) Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/17654/1/2016_dis_elcosta.pdf. Acesso em: 15 jul. 2024.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.296 p.
D'AMBRÓSIO, B. S. A Formação de Professores de Matemática para o Século XXI: o Grande Desafio. Pro-Posições, Campinas, v. 4, n.1, p. 35-41, mar. 1993. Disponível em:https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8670626/29705. Acesso em: 06 set.2023.
DUTRA, Jorge Luiz Prudêncio. A gamificação como recurso didático: um estudo de caso com um discente que apresenta Transtorno do Espectro Autista (TEA) e discauculia. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-Reitoria de Ensino e Pesquisa, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74846. Acesso em: 17 ago.2024.
KRANZ, C. R. Os jogos com regras na perspectiva do Desenho Universal:contribuições à educação matemática inclusiva. 2014. 290f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.Disponível em:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14487/1/JogosRegrasPerspectiva_Kranz_2014.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.
KRANZ, C. R. O desenho universal pedagógico na educação matemática inclusiva. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015. 288 p.
MAGALHÃES, E. B. A Sequência Fedathi na deficiência visual. 2015. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/10934/1/2015_dis_ebmagalhaes.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.
MAGALHÃES, E. B.; BRANDÃO, J. C.; SANTOS, M. J. C. dos. A matemática e o aluno com deficiência visual: metodologias de mediação e a elaboração de conceitos. Interfaces Científicas, v. 10, n. 3, p. 76-92, abr. 2021. Disponível em:https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5041/4507. Acesso em: 28 mar. de 2023
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer?. 1.ed. São Paulo: Summus Editorial, 2015. 96 p.
MENEZES, D. B. Prova. In: BORGES NETO, H.(Org.). Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018.p.99-104.
MENDONÇA, A. F. A pesquisa acadêmica em educação matemática no ceará. In: BORGES NETO, H. (org.). Sequência Fedathi no ensino de matemática. Curitiba: CRV, 2017.p.11-24.
MIRANDA, R. R et al. A sequência FEDATHI no ensino de Geometria: uma experiência inclusiva a partir da realidade aumentada e os sólidos de Platão 3D. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Fortaleza,v. 10, n. 30, p. 01-15, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/11031. Acesso em: 10 jul. 2024.
MOLLOSSI, L. F. da S. B.; AGUIAR, R.; MORETTI, M. T. Horizontes da Educação Matemática Inclusiva envolvendo cegos: mapeando teses e dissertações. Benjamin Constant, v. 2, n. 59, p. 110-135, 2016. Disponível em: file:///C:/Users/filon/Downloads/772-Texto%20original-1968-1-10-20200401%20(2).pdf. Acesso em: 18 ago.2024.
MORAN, J. M. Aprendizagem significativa. Portal Escola Conectada,[entrevista], 2008.
NEPOMUCENO, L. M. S.; XAVIER, D. O. SEQUÊNCIA FEDATHI E SKINNER: diálogo possível? In: Borges Neto, H. (Org.). Sequência Fedathi: interfaces com o pensamento pedagógico. Curitiba: CRV, 2019, v.4, p. 117-125.
OLIVEIRA, S. S. de.; BORGES NETO, H. Mediação pedagógica no contexto de reabilitação e sequência fedathi: recorte de uma pesquisa qualitativa de tese de doutoramento. Anais[...] do V CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/108028>. Acesso em: 17/08/2024
SANTOS, M. J. C. A formação do professor de matemática: metodologia sequência fedathi (sf). Revista Lusófona de Educação, Campo Grande, v. 38, n. 38, p.81-96, mar. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/filon/Downloads/6261-Texto%20do%20artigo-19079-1-10-20180303%20(1).pdf. Acesso em: 15 set.2023.
SANTOS, I. J. M. A. O método expositivo e o método construtivista: concorrentes ou aliados? 2014. 137f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade do Porto, Porto, 2014. Disponível em: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/76175/2/31360.pdf. Acesso em: 16 fev. 2023.
SANTOS, M. J. C. dos. Ensino de matemática: discussões teóricas e experiências formativas exitosas para professores do Ensino Fundamental. Curitiba: CRV, 2022. 148 p. (Coleção Publicações GTERCOA, v. 3).
SANTANA, J. Rogério; BORGES NETO, Hermínio. Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica na relação ensino/aprendizagem. Filosofia, educação e realidade. Fortaleza: Ed. UFC, p. 272-286, 2003. Disponível em: https://ledum.ufc.br/arquivos/fontes/Sequencia_Fedathi.pdf. Acesso em: 15 mai.2023.
SANTANA, J. R.; BORGES NETO, H.; ROCHA E. M. A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, n. 8, p. 15-18 jul.2004, Recife. Anais[...]. Recife: Educação matemática: um compromisso social, 2004.p.1-11 Disponível em: https://repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/47584/1/2004_eve_jrsantana.pdf.Acesso em 8 out.2023.
SILVA D’AMBRÓSIO, B.; D’AMBRÓSIO, U. Formação de professores de matemática: professor-pesquisador. Atos de pesquisa em educação,[s.l.], v. 1, n. 1, p. 75-85, 2006. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/65. Acesso em: 15 out. 2023.
SILVA, R. S.; AMARAL, C. L. C. A educação especial e inclusiva no ensino de química: um mapeamento de teses e dissertações no período de 2009 a 2019. Revista Teias, v. 22, n. 66, p. 296-308, jul./set.2021. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/tei/v22n66/1982-0305-teias-22-66-0296.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.
SOUZA, M. T.; SILVA, M. D.; CARVALHO, R. Revisão integrativa: o que é e como fazer. In: Revista Einstein, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, jan. 2010; Disponível em: https://www.scielo.br/j/eins/a/ZQTBkVJZqcWrTT34cXLjtBx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 mar. 2023.
SOUZA, C. T. R. de; MENDES, E. G. Revisão sistemática das pesquisas colaborativas em educação especial na perspectiva da inclusão escolar no Brasil. In: Revista Brasileira de Educação Especial, v. 23, n.2, p. 279-292, abr. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/sxPMLY5ZBTgWMJVfkdsGQdP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jul.2023.
SOUZA, M. J. A. Sequência Fedathi: apresentação e caracterização. In: SOUSA, F. E. E. de et al. (orgs.). Sequência Fedathi: uma proposta para o ensino de matemática e ciências. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 15-47.