Explorando a proposição de problemas e suas evidências nas pesquisas atuais no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4209

Palavras-chave:

resolução problema, proposição problema, superior, matemática, pesquisa

Resumo

Este artigo teve por objetivo conhecer o papel exercido pelas pesquisas sobre resolução proposição de problema desenvolvidas no ensino superior, examinando as evidências emergentes e buscando trazer as contribuições que comprovam sua eficácia no ensino da matemática. A pesquisa adotada configurou-se como bibliográfica devido a coleta dos dados ter sido realizada em meio midiático, no Banco Digital de Teses e Dissertações-BDTD. Com base em nosso objetivo recorremos a abordagem qualitativa selecionada para aprofundar as complexidades e subjetividades da metodologia de resolução proposição de problema na educação matemática, permitindo uma exploração mais profunda do impacto dessas abordagens nas experiências e resultados de aprendizagem dos alunos. A metodologia empregada para a coleta de dados envolveu a análise de 14 dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB), com um recorte temporal das pesquisas desenvolvidas recentemente. As dissertações analisadas abordaram diferentes aspectos relacionadas ao ensino da matemática, incluindo tecnologias, contextualização, resolução de problema em diversas áreas da matemática, como álgebra, matemática financeira, equações diferenciais ordinárias, entre outros. Os principais resultados das análises sugeriram que a metodologia da resolução proposição de situações problema se mostrou eficaz em promover aprendizagens e ampliar o desenvolvimento de competências nos alunos. As pesquisas evidenciam que a abordagem utilizada permitiu que os alunos utilizassem a capacidade de pensar criticamente, a usar a criatividade em resolver situações complexas, e serem autônomos na aplicação prática dos conceitos matemáticos, além de enriquecer a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Débora de Lima Souza, Universidade Estadual da Paraíba- UEPB

Doutoranda em Ensino pela Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual da Paraíba (PPGECEM-UEPB).Graduada do curso de Licenciatura em Pedagogia pela UFRPE-UAG, possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Participou do Programa Residência Pedagógica onde desenvolveu atividades relacionadas a disciplina de Matemática, cumprindo carga horária de 440 horas conforme determinação da CAPES; participou do VII Encontro Pernambucano de Educação Matemática-EPEM na qualidade de monitora do evento; atuou como monitora na disciplina acadêmica de Avaliação da Aprendizagem. Realizou pesquisa na área de ensino de Matemática a partir de situações problemas para o Trabalho de Conclusão do Curso-TCC. Integrante do Grupo de Estudo em Educação Matemática e Ensino de Ciências- GEEMEC, da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco- UFAPE, tendo como coordenador o professor Luciano Cavalcanti do Nascimento e como coordenadora a professor Glória Cavalcanti.

Referências

ANDRADE, Silvanio. Um caminhar crítico reflexivo sobre resolução, exploração e proposição de problemas matemáticos no cotidiano da sala de aula. In: ONUCHIC, Lourdes de La Rosa; LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; PIRONEL, Marcio (Org.). Perspectivas para resolução de problemas. São Paulo: Livraria da Física, 2017, p. 355–395.

ANDRADE, Silvanio. Ensino-aprendizagem de matemática via resolução, exploração, codificação e descodificação de problemas e a multicontextualidade da sala de aula. 1998. 325f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 1998.

ANDRADE, Yara de Fátima Nascimento. Explorando o pensamento algébrico nos anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da resolução de problemas (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campus I- Campina Grande, 2023.

ARAÚJO, Jessica Almeida. As operações aritméticas fundamentais na perspectiva da exploração, resolução e proposição de problemas. (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campus I- Campina Grande, 2021.

ARAÚJO, Matheus Marques de. A Construção do Conceito de Limite Através da Resolução de Problemas. (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campus I- Campina Grande, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Secretaria da Educação Básica. Brasília–DF, 2017.

BROWN, Stephen Ira; WALTER, Marion Irene. The Art of Problem Posing. Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 1983.

CAI, Jinfa; HWANG, Stephen; JIANG, Chuang; SILBER, Sandra. Problem-Posing Research in Mathematics Education: Some Answered and Unanswered Questions. In: SINGER, Florin Mihai; ELLERTON, Neville; CAI, JinfA. (Orgs). Mathematical Problem Posing: From Research to Effective Practive. New York: Springer Science + Business Media New York, 2015, p. 03-32.

CHICA, Cristiane Helena. Por que formular problemas? In: SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez Silva de Souza. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001, p. 151-173.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 12. ed. São Paulo: Editora Ática. 2007.

GOMES, Renato Duarte. Performance da resolução de problemas no ensino de equação do 2º grau, um estudo dos métodos de fatoração e do método de Po-Shen Loh. (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campus I- Campina Grande, 2022.

GRANGEIRO, Osilene Bezerra. Ensino e Aprendizagem de Fração Via Exploração-Resolução-Proposição de Problemas. (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campus I- Campina Grande, 2020.

JÚNIOR, Francisco Diniz Formulação e Resolução de Problemas com Panfletos e Propagandas: Uma Proposta de Ensino em Matemática Financeira como Perspectiva para o Letramento Matemático. (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campus I- Campina Grande-PB, 2021.

LIMA, Tania Cristina de Souza; MIOTO, Rosa Conceição de Torres. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Katál, Florianópolis, v.10, spe, 2007.

MAOR, Eli. The Pythagorean Theorem: A 4,000-Year History. Princeton University Press, 2007.

MELO, Igor Raphael Silva de. Equações diferenciais ordinárias na formação inicial de professores de matemática através da resolução de problemas. (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campus I- Campina Grande, 2021.

MINAYO, Maria Célia de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, Saul Barbosa de. Ensino-aprendizagem de espaços vetoriais via exploração-resolução-proposição de problemas: uma experiência na licenciatura em matemática. (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campus I- Campina Grande, 2021.

ONUCHIC, Lurdes de La Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. C. (Orgs.). Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2004. p. 213 - 231.

ONUCHIC, Lurdes de La Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: EdUnesp, 1999, p. 199–218.

POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático / George Polya (1945); tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. 2. Reimpr. – Rio de Janeiro: interciência, 1995.

SCHOENFELD. Alan Howard. Mathematical Problem Solving. London: Academic Press Inc. LTD, 1985. 409 p.

SINGER, Florin Mihai; ELLERTON, Neville Frederick; CAI, Jinfa. Problem-posing research in mathematics education: new questions and directions. Educational Studies in MathematicsAn International Journal. New York, v. 82, n. 3, p. 1-7, mar. 2013.

SILVA, Ananias Felix da. A Resolução de Problemas nas Técnicas de Integração Utilizando Recursos Tecnológicos. (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campus I- Campina Grande, 2023.

SILVA, Cícero Félix da. Ensino Aprendizagem de Função Afim via Exploração, Resolução e Proposição de Problemas com o Uso do Aplicativo Desmos em Contexto Remoto. (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campus I- Campina Grande, 2021.

SILVA, Edson Américo da. As potencialidades da resolução de problemas e do GeoGebra em problemas de otimização do cálculo diferencial. (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campus I- Campina Grande, 2020.

SILVA, Renata Ranielly Cabral da. Ensino e Aprendizagem de Expressões Algébricas Através da Exploração, Resolução e Proposição de Problemas. (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campus I- Campina Grande, 2020.

SOUZA, Ana Beatriz Afonso de. Pesquisas em proposição de problemas: convergências e potencialidades. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campus I- Campina Grande, 2020.

SOUZA, Maria Débora de Lima. Contextualização no ensino de matemática: o que revelam as práticas de resolução de situações-problema? (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências e Tecnologia, Campus I- Campina Grande, 2023.

Publicado

2024-09-30

Como Citar

SOUZA, M. D. DE L. Explorando a proposição de problemas e suas evidências nas pesquisas atuais no ensino superior. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-21, 30 set. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática