Projeto LABMATI: uma experiência com o uso do algeplan para o ensino de algebra dos anos finais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4208

Palavras-chave:

algebra, algeplan, anos finais, projeto de extensão

Resumo

Partindo da hipótese de que, quando aliados a uma intenção pedagógica, jogos e materiais manipuláveis podem facilitar e favorecer, significativamente, o processo de aprendizagem, este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência com a utilização do Algeplan como facilitador do ensino, destacando algumas contribuições desse material manipulável no processo de aprendizado de polinômios de alunos do 8° ano do Ensino Fundamental em uma escola no município de Guaraciaba do Norte/CE. Algeplan é um quebra-cabeça que relaciona figuras geométricas com expressões algébricas. Com ele foram desenvolvidas três atividades contemplando o conteúdo proposto: modelagem e classificação de polinômios; adição, subtração e simplificação; e multiplicação. A experiência aconteceu como ação de extensão prevista no projeto Laboratório de Ensino de Matemática Itinerante (LABMATI). Participaram 30 alunos do 8º ano, cujo critério de seleção baseou-se, principalmente, nas dificuldades com a álgebra, identificadas com apoio da coordenadora da escola. Com o Algeplan, os alunos tiveram mais facilidade de identificar e operar com os termos de parte literal semelhante, diferente de quando tentavam realizar os cálculos da forma tradicional. Notou-se também uma participação maior dos alunos outrora mais tímidos e/ou dispersos, mostrando-se mais interessados em realizar as operações com o quebra-cabeça matemático. As adversidades surgidas durante a aplicação deram-se por motivos externos ao Algeplan como conhecimento do cálculo de área de figuras planas e identificação de dimensões. Por fim, conclui-se que foi uma experiência satisfatória, pois o bom uso de materiais didáticos proporcionou tanto a aquisição de novos conhecimentos, como o fortalecimento de antigos, e uma melhora perceptível no perfil dos alunos participantes.

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Biografia do Autor

Maria Eduarda Nunes Cardoso, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Graduanda de Licenciatura em Matemática pela Universidade Vale do Acara - UVA, Sobral, com conclusão prevista para o ano de 2024. Atualmente, é professora-explicadora em uma escola de reforço privado, para alunos do Ensino Fundamental, no município de Guaraciaba do Norte, Ceará.

Francisca Claudia Fernandes Fontenelle, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Ensino de Matemática (UVA). Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutora em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), com pesquisa sobre Didática da Matemática, Didática Profissional e formação do professor de Matemática. Atualmente, é professora adjunta do curso de licenciatura em Matemática da UVA, setor de Educação Matemática, no qual desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão.

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Publicado

2024-10-15

Como Citar

NUNES CARDOSO, M. E.; FERNANDES FONTENELLE, F. C. Projeto LABMATI: uma experiência com o uso do algeplan para o ensino de algebra dos anos finais do ensino fundamental. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-15, 15 out. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática