GeoGebra na formação de professores: a utilização do software nas aulas de matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4199

Palavras-chave:

GeoGebra, Ensino, Formação de professores

Resumo

A utilização de recursos tecnológicos como o GeoGebra é extremamente fundamental para integrar tecnologias e matemática de forma eficaz ao ensino. Além disso, por ser um software livre e dinâmico, torna-se bastante essencial no processo de ensino, pois permite que professores e alunos explorem conceitos de forma interativa. Este estudo teve como objetivo apresentar a importância da utilização do GeoGebra no processo de formação continuada de professores de matemática, buscando, ainda, mostrar mais uma forma de desenvolver um conteúdo matemático utilizando o software. A metodologia desenvolvida para este estudo é de cunho descritivo e qualitativo, a fim de selecionar e identificar textos pertinentes à pesquisa, bem como um mapeamento vertical e horizontal. Para melhor conclusão da pesquisa, tomando por base as pesquisas realizadas. Concluiu-se que, ao implementar o GeoGebra na formação de professores, é possível desenvolver habilidades pedagógicas eficazes promovendo, assim, resoluções de problemas e visualizações de elementos matemáticos. As leituras e a execução dos artigos nos permitiram concluir, também, que o GeoGebra é utilizado por um quantitativo considerável de professores da educação básica de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elaine Martins de Lima, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Maria Elaine é estudante do curso de Licenciatura em matemática pela Universidade Federal do Cariri- UFCA, onde também é formada no  curso inderdisciplinar em ciências naturais e matemática. Pesquisa na área de tecnologias digitais no ensino de matemática.

Gislaine Oliveira Silva, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduada do curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Cariri (UFCA/IFE). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES), no período de outubro de 2020 á abril de 2022. Atuou bolsista do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/PRPI), com o projeto Programa de Monitoramento e Estudo de Material Particulado Inalável (MP10) no cariri cearense, no período de agosto de 2022 á agosto de 2023. Atualmente cursando a segunda graduação no curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Cariri (UFCA/IFE). 

Rochelande Felipe Rodrigues, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Professor de Matemática na Educação Básica de 1995 à 2009, com experiência na rede pública e privada. Foi professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins - UFT de 2010 à 2015, atuando no curso de Licenciatura em Matemática do Campus de Arraias. Atualmente é professor Adjunto do Instituto de Formação de Educadores da Universidade Federal do Cariri - UFCA, atuando nos cursos de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática e na Licenciatura em Matemática. Atuação em projetos de pesquisa voltados ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática e em projetos de extensão na área de formação de professores.

Referências

ARLIS DOS SANTOS AMORIM. "Entre o formal e o intuitivo: atitudes dos estudantes em atividades de investigação matemática sobre pontos notáveis de triângulos", Universidade de Sao Paulo, Agencia USP de Gestao da Informacao Academica (AGUIA), 2022

AMARAL, Aruana do; NOGUEIRA, Raíra Elberhardt; MUNHOZ, Regina Helena. O uso do geogebra no estudo da função quadrática. In: Congresso Nacional de Formação de Professores. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2014. p. 4274-4286.

ANDRADE, Mariel José Pimentel de; ALENCAR, Anderson Fernandes de; COUTINHO, Clara Pereira. O TPACK e a taxonomia dos tipos de atividades de aprendizagem: frameworks para integração da tecnologia na educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 43, p. 169-189, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018

BRETAS, Adriane Muraro Rode. O uso do software educacional GeoGebra para a

aprendizagem do conteúdo matemático de quadriláteros. 2020.

(CARLINDA LEITE AND MIGUEL ZABALZA). "Ensino superior: inovação e qualidade na docência" , Repositório Aberto da Universidade do Porto, 2012.

DE OLIVEIRA, ALDEMIR MALVEIRA. "A Formação do Professor de Matemática do Ensino Médio no Estado do Amazonas", Universidade do Minho (Portugal), 2023

Faria, R. W. S. de C., & Maltempi, M. V.. (2019). Intradisciplinaridade Matemática com GeoGebra na Matemática Escolar. Bolema: Boletim De Educação Matemática, 33(63), 348– 367. https://doi.org/10.1590/1980-4415v33n63a17

FELCHER, Carla Denize Ott. Tecnologias digitais: percepções dos professores de matemática no contexto do desenvolvimento profissional docente. 2020

FERREIRA, Maria Deusa; BARRETO, Anni. O uso do GeoGebra em atividades matemáticas

na formação docente. Revista de Educação, Ciências e Mathematics, v. 10, n. 2, p. 18-34, 2020.

GARCIA, C. M. Formação de professores – Para uma mudança educativa. Tradução Isabel Narciso. Porto – Portugal: Porto Editora, 1999.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological pedagogical content knowledge: Aframework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017-1054, 2006.

OLIVEIRA, G. P.; PEREIRA, A. C. C. Investigando a articulação entre objetos de

aprendizagem, história da matemática e formação de professores por meio de levantamentos bibliográficos em plataformas nacionais e internacionais. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 10, n. 28, p. 1–16, 2023. DOI: 10.30938/bocehm.v10i28.9996. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/9996. Acesso em: 20

dez. 2023.

PALHANO, A. A. V.; KLOCK, M. C. L. Aprendendo geometria plana com o uso do

Geogebra. Curitiba: SEED, 2013.

PATRIANI, FERNANDA FERREIRA. "Dislexia: as Perceções dos Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental", Universidade Fernando Pessoa (Portugal), 2024.

PEREIRA, Thales de Lélis Martins. O uso do software Geogebra em uma escola pública: interações entre alunos e professor em atividades e tarefas de geometria para o ensino fundamental e médio. Juiz de Fora: UFJF, 2012.

PANZO, JOAO BOAVENTURA IMA. "As representacoues Dos Professores Sobre o portugues lingua Segunda: Linhas De actuacao: Programa De formacao continua Para Professores Do Ensino primario Em Angola.", Universidade da Beira Interior (Portugal), 2021

REJANE WAIANDT SCHUWARTZ DE CARVALHO FARIA, MARCUS VINICIUS MALTEMPI. "Intradisciplinaridade Matemática com GeoGebra na Matemática Escolar" , Bolema: Boletim de Educação Matemática, 2019

SAMARA CÔRA SPADETO, MOYANNE ANDRÉ DE AMORIM LEAL, SELMA LÚCIA DE ASSIS PEREIRA. "Estágio supervisionado: experiências e aprendizados por meio da atuação em sala de aula" , LínguaTec, 2020

UTIÉRREZ ARAUJO, Rafael Enrique; PAZUCH, Vinícius. Elaboração de objetos de

aprendizagem com o software GeoGebra para o ensino de geometria. Revista BOEM,

Florianópolis, v. 6, n. 12, p. 55–74, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06122018055. Disponívelem:https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/13828. Acesso em: 20 dez.2023.

VALE, Maria Luceilda de Oliveira do. A relação ao saber matemático de professores dos anos iniciais: um olhar a partir da realidade do município de Caruaru-PE. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.

ZAMPIERI, Maria Teresa; JAVARONI, Sueli Liberatti. A Constituição de Ambientes

Colaborativos de Aprendizagem em Ações de Formação Continuada: abordagem experimental com GeoGebra. Bolema: Boletim de Educação Matemática, v. 32, p. 375-397, 2018.

Publicado

2024-10-16

Como Citar

LIMA, M. E. M. DE; SILVA, G. O.; RODRIGUES, R. F. GeoGebra na formação de professores: a utilização do software nas aulas de matemática . Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-15, 16 out. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática