Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: possibilidades e perspectivas a partir dos anais do SIPEM
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4198Palavras-chave:
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino de Matemática, Seminário Internacional de Pesquisa em Educação MatemáticaResumo
As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão cada vez mais presente em nossas práticas diárias em sociedade. Não obstante a essa realidade, elas tem chegado também à sala de aula, seja da Educação Básica ou do Ensino Superior. Recorrentemente, escutamos discussões em torno do uso do celular em ambientes escolares, recentemente tem chamado a atenção o uso de inteligência artificial, por parte de estudantes para a realização de trabalhos. Esse contexto evidência a emergência da necessidade de se desenvolver pesquisas que nos ajudem a pensar o trabalho com as tecnologias no cenário educacional. Conscientes desse fato, desenvolve-se este estudo tendo como objetivo apresentar possibilidades e perspectivas acerca do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de matemática, tomando como base os trabalhos publicados nos anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Nessa direção, nos apropriamos de uma abordagem qualitativa de pesquisa e da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. Dentre os resultados, no que se refere as possibilidades, podemos destacar que existem inúmeras possibilidades de trabalho por meio das tecnologias, por exemplo, se apropriando de ferramentas do próprio WhatsApp, o uso de vídeos, o uso de softwares de geometria dinâmica, tais como o GeoGebra e o SimCalc e a criação de comunidades virtuais. No que diz respeito as perspectivas, observamos que ambos os estudos sinalizam que o trabalho com as tecnologias favorece o processo de ensino e aprendizagem, contribuem para aproximar os estudantes com a pesquisa, permitem estender o ambiente de aprendizagem, pois um aluno com o celular, mesmo estando em sua residência, pode dialogar e discutir sobre temas da aula com outros estudantes e com o professor. Conclui-se que este estudo pode contribuir para que professores possam pensar iniciativas e ações de ensino e aprendizagem com e por meio de tecnologias.
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