Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: possibilidades e perspectivas a partir dos anais do SIPEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4198

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Ensino de Matemática, Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática

Resumo

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação estão cada vez mais presente em nossas práticas diárias em sociedade. Não obstante a essa realidade, elas tem chegado também à sala de aula, seja da Educação Básica ou do Ensino Superior. Recorrentemente, escutamos discussões em torno do uso do celular em ambientes escolares, recentemente tem chamado a atenção o uso de inteligência artificial, por parte de estudantes para a realização de trabalhos. Esse contexto evidência a emergência da necessidade de se desenvolver pesquisas que nos ajudem a pensar o trabalho com as tecnologias no cenário educacional. Conscientes desse fato, desenvolve-se este estudo tendo como objetivo apresentar possibilidades e perspectivas acerca do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de matemática, tomando como base os trabalhos publicados nos anais do VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática. Nessa direção, nos apropriamos de uma abordagem qualitativa de pesquisa e da Análise de Conteúdo proposta por Laurence Bardin. Dentre os resultados, no que se refere as possibilidades, podemos destacar que existem inúmeras possibilidades de trabalho por meio das tecnologias, por exemplo, se apropriando de ferramentas do próprio WhatsApp, o uso de vídeos, o uso de softwares de geometria dinâmica, tais como o GeoGebra e o SimCalc e a criação de comunidades virtuais. No que diz respeito as perspectivas, observamos que ambos os estudos sinalizam que o trabalho com as tecnologias favorece o processo de ensino e aprendizagem, contribuem para aproximar os estudantes com a pesquisa, permitem estender o ambiente de aprendizagem, pois um aluno com o celular, mesmo estando em sua residência, pode dialogar e discutir sobre temas da aula com outros estudantes e com o professor. Conclui-se que este estudo pode contribuir para que professores possam pensar iniciativas e ações de ensino e aprendizagem com e por meio de tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Narcélio Nunes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduando no curso de Licenciatura Plena em Matemática (FAFIDAM).

Laisa Moura Chaves, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduanda em Licenciatura Plena em Matemática (FAFIDAM).

Francisco Wagner Soares Oliveira, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2023). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE) (2019). Especialista em Metodologia do ensino de matemática e física pela Universidade Candido Mendes (2018). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Canindé (2017). Professor do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos FAFIDAM/UECE, atuando na área de Educação Matemática. Possui Experiência como Formador regional do MaisPaic na CREDE 7 Canindé na área de matemática nos anos finais do ensino fundamental (2019), experiência como docente em matemática no Colégio Estadual Nazaré Guerra e como bolsista de iniciação à docência do Pibid de Matemática do IFCE Campus Canindé. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).

Referências

PEREIRA, D. M.; SILVA, G. S. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas, [S. l.], v. 7, n. 8, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/ccsa/article/view/1935. Acesso em: 30 jun. 2024.

MACHADO, Silvia Cota. Análise sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) no processo educacional da geração internet. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, 2016.

TAPSCOTT, Don. A hora da geração digital. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010.

Borba, M. De C.; Silva, R. S. R. Da; Gadanidis, G. (2016). Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte: Autêntica

HOMA-AGOSTINHO, Iaqchan Ryokiti; OLIVEIRA–GROENWALD, Claudia Lisete. As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação como um recurso didático no Currículo de Matemática. Uniciencia, v. 34, n. 2, p. 153-170, 2020.

MACEDO, L. (Org.). Jogos, Psicologia e Educação: teoria e pesquisas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2009.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

VOTO, Felipe Campos. O conceito de Numeramento: um estudo das concepções dos estudantes de um curso de Pedagogia EaD. ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 20, p. 1-8, 2016.

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC /SEB, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf. Acesso em: 29/06/24.

MARQUES, W.; BAIRRAL, M.. MULTINUMERAMENTO NO WHATSAPP: IMAGENS EM SMARTPHONES COM TELAS DA NEUROCIÊNCIA. SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasil, ago. 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/392/51>. Data de acesso: 29 Jun. 2024.

BASNIAK, M.; ESTEVAM, E.. UMA LENTE PARA ANALISAR A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA. SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasil, set. 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/417/51>. Data de acesso: 29 Jun. 2024.

OECHSLER, V.; BORBA, M.. POR TRÁS DAS CÂMERAS...MATEMÁTICA, VÍDEOS: UM OLHAR A PARTIR DA SEMIÓTICA SOCIAL. SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasil, set. 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/540/51>. Data de acesso: 29 Jun. 2024.

DANTAS, S.; BALDINI, L.. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICO E TECNOLÓGICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O GEOGEBRA. SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasil, set. 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/562/51>. Data de acesso: 29 Jun. 2024.

RENK, P.; LIMA, R.. REPRESENTAÇÕES DINÂMICAS DE FUNÇÕES: O SOFTWARE SIMCALC E A ANÁLISE DE PONTOS MÁXIMOS E DE MÍNIMOS. SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasil, set. 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/433/30>. Data de acesso: 29 Jun. 2024.

LUIZ, L.. ENSINO DE MATEMÁTICA E A TEORIA DO MOBILE LEARNING: UM REVISÃO SISTEMÁTICA. SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasil, set. 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/586/31>. Data de acesso: 29 Jun. 2024.

ASSIS, A.; HENRIQUE, M.; BAIRRAL, M.. CAPTURA E ANÁLISE DE INTERAÇÕES EM TELAS SENSÍVEIS AO TOQUE. SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasil, set. 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/588/31>.Data de acesso: 29 Jun. 2024.

ABAR, C.; CALIXTO SANTOS, E.. RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM UMA PROPOSTA DE REVISÃO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE ENSINO HÍBRIDO. SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasil, set. 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/644/31>. Data de acesso: 29 Jun. 2024.

CARGNIN, C.; FRIZZARINI, S.; COUTINHO, D.; MOLITOR, M.. REFLEXÕES SOBRE JOGOS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL. SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Brasil, set. 2018. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/SIPEM/VII_SIPEM/paper/view/455/31>. Data de acesso: 29 Jun. 2024.

Publicado

2024-09-12

Como Citar

SANTOS, F. N. N. DOS; CHAVES, L. M.; OLIVEIRA, F. W. S. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: possibilidades e perspectivas a partir dos anais do SIPEM. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-18, 12 set. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática