O Curso Matemática pela Base e a influência do LaboMática-FECLESC/UECE na formação de professores que ensinam Matemática
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4183Palavras-chave:
LaboMática, FECLESC, Formação inicial, Professores que ensinam MatemáticaResumo
Diante dos inúmeros desafios encontrados no ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, a formação inicial de professores que ensinam Matemática (PEM) ganha um olhar mais atento e se torna cada vez mais alvo de pesquisas. Através destas, teóricos discutem sobre os conhecimentos essenciais para o ensino da Matemática. Neste trabalho, eles são apresentados através das ideias de Pimenta (1997), Lima, Santos e Borges Neto (2010) e Curi (2011). De modo particular, observou-se como esses conhecimentos estão inseridos na formação de PEM na FECLESC/UECE, nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática. Assim, com base nos pressupostos teórico-metodológicos, entendeu-se que os currículos de ambos os cursos abordam esses conhecimentos de forma incompleta, resultando em práticas de ensino limitadas e inflexíveis. Por isso, com o objetivo de minimizar essas lacunas na formação inicial de PEM na FECLESC, o LaboMática, por meio do seu Projeto de Extensão em Educação Matemática, realizou o Curso Matemática pela Base, este com o propósito de promover o estudo de conteúdos matemáticos e diferentes estratégias didáticas para ensiná-los na Educação Básica. Após o término do Curso, surgiu entre os ministrantes o questionamento sobre que influências ele teve na formação dos estudantes dos cursos de Pedagogia e Matemática que dele participaram. A fim de responder essa pergunta, o presente artigo recorreu à pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando os comentários orais e escritos dos estudantes e as observações feitas no percurso da formação, tendo como objetivo averiguar a influência do LaboMática na formação inicial de PEM, utilizando como base o Curso de Extensão Matemática pela Base. Conforme a investigação realizada no LaboMática e a avaliação dos participantes, as atividades desenvolvidas no Curso se mostraram promissoras, permitindo aos licenciandos adquirir conhecimentos sobre currículo, conteúdos e metodologias inerentes ao ensino de Matemática, além de valorizar a experiência e o uso de material concreto. Diante dessa experiência, ficou evidente que o LaboMática desempenha um papel importante na formação de PEM e que suas iniciativas são essenciais para enriquecer os seus currículos, contribuir com suas práticas pedagógicas e na constituição de suas identidades como docentes.
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