O Curso Matemática pela Base e a influência do LaboMática-FECLESC/UECE na formação de professores que ensinam Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4183

Palavras-chave:

LaboMática, FECLESC, Formação inicial, Professores que ensinam Matemática

Resumo

Diante dos inúmeros desafios encontrados no ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos, a formação inicial de professores que ensinam Matemática (PEM) ganha um olhar mais atento e se torna cada vez mais alvo de pesquisas. Através destas, teóricos discutem sobre os conhecimentos essenciais para o ensino da Matemática. Neste trabalho, eles são apresentados através das ideias de Pimenta (1997), Lima, Santos e Borges Neto (2010) e Curi (2011). De modo particular, observou-se como esses conhecimentos estão inseridos na formação de PEM na FECLESC/UECE, nos cursos de licenciatura em Pedagogia e Matemática. Assim, com base nos pressupostos teórico-metodológicos, entendeu-se que os currículos de ambos os cursos abordam esses conhecimentos de forma incompleta, resultando em práticas de ensino limitadas e inflexíveis. Por isso, com o objetivo de minimizar essas lacunas na formação inicial de PEM na FECLESC, o LaboMática, por meio do seu Projeto de Extensão em Educação Matemática, realizou o Curso Matemática pela Base, este com o propósito de promover o estudo de conteúdos matemáticos e diferentes estratégias didáticas para ensiná-los na Educação Básica. Após o término do Curso, surgiu entre os ministrantes o questionamento sobre que influências ele teve na formação dos estudantes dos cursos de Pedagogia e Matemática que dele participaram. A fim de responder essa pergunta, o presente artigo recorreu à pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando os comentários orais e escritos dos estudantes e as observações feitas no percurso da formação, tendo como objetivo averiguar a influência do LaboMática na formação inicial de PEM, utilizando como base o Curso de Extensão Matemática pela Base. Conforme a investigação realizada no LaboMática e a avaliação dos participantes, as atividades desenvolvidas no Curso se mostraram promissoras, permitindo aos licenciandos adquirir conhecimentos sobre currículo, conteúdos e metodologias inerentes ao ensino de Matemática, além de valorizar a experiência e o uso de material concreto. Diante dessa experiência, ficou evidente que o LaboMática desempenha um papel importante na formação de PEM e que suas iniciativas são essenciais para enriquecer os seus currículos, contribuir com suas práticas pedagógicas e na constituição de suas identidades como docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Leones dos Santos Silva, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Graduando em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em Quixadá/CE; Bolsista do Programa de Monitoria Acadêmica (2021) na disciplina Organização e Funcionamento da Educação Básica; voluntário (2021) e bolsista (2022 e 2024) no Projeto de Extensão em Educação Matemática; Bolsista PIBID/Capes no Projeto interdisciplinar de Matemática e Física da FECLESC (2023/2024); Membro do Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática) e do Grupo de Estudos em Educação Matemática (GEEM).

Francisco Edisom Eugenio de Sousa, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutor (2015) e Mestre (2005) em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Especialista em Planejamento Educacional (1997) pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO); e Licenciado em Pedagogia (1993) pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central, campus da Universidade Estadual do Ceará (FECLESC/UECE). Professor Adjunto J da UECE, no curso de Pedagogia da FECLESC, em Quixadá-CE; Professor do Ensino Fundamental na cidade de Quixadá; Pesquisador em Educação Matemática no Grupo de Educação Matemática do Multimeios (GEM²/FACED/UFC); e no Grupo Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA/FACED/UFC). Coordenador do Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática), do Grupo de Estudos em Educação Matemática da FECLESC (GEEM) e do Programa de Extensão: Formação Continuada em Educação Matemática, na FECLESC.

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN. Investigação qualitativa em educação. Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 19 maio 2024.

CURI, Edda. A formação inicial de professores para ensinar matemática: algumas reflexões, desafios e perspectivas. REMATEC, Belém, v. 6, n. 9, p. 75–94, jul. 2011. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/381. Acesso em: 22 maio 2024.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2006.

LORENZATO, Sérgio. Para aprender matemática. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. (Coleção Formação de professores).

LIMA, Ivoneide Pinheiro de; SANTOS, Maria José Costa dos; BORGES NETO, Hermínio. O matemático, o licenciado em Matemática e o pedagogo: três concepções diferentes na abordagem matemática. REMATEC, Belém, v. 5, n. 6, p. 42–52, jan. 2010. Disponível em: https://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/404. Acesso em: 22 maio 2024.

MELO, Carlos Ian Bezerra de; SILVA, Silvina Pimentel; SOUSA, Ana Cláudia Gouveia de. O papel da formação inicial na (re)constituição da identidade profissional do professor de matemática. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática , [S. l.], v. 7, n. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ridema/article/view/39036. Acesso em: 28 maio 2024.

MELO, Carlos Ian Bezerra de; SANTIAGO, Larissa Maria Alves; SILVA, Nívia Cabrine da; SILVA, Brena Kessy Viana da. Referenciais teóricos do Laboratório de Educação Matemática da FECLESC (LaboMática) nas linhas da narrativa de um educador matemático. Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 15, n. 36, p. 142-160, set./dez. 2023. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/nupem/article/view/7824. Acesso em: 10 maio 2024.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores – saberes da docência e identidade do professor. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 3, n. 3, p. 5-14, set. 1997. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/50. Acesso em: 26 maio 2024.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Research, v. 15, n. 2, p. 4-14, fev. 1986. Disponível em: https://www.wcu.edu/WebFiles/PDFs/Shulman.pdf. Acesso em: 12 ago. 2024.

SILVA, José Leones dos Santos; SANTIAGO, Larissa Maria Alves. O Ensino de Matemática na Formação do Pedagogo na FECLESC. Ceará, 2022. Disponível em: https://semanauniversitaria.uece.br/anais/paginas/trabalhos.jsf. Acesso em: 19 maio 2024.

SOUSA, Francisco Edisom Eugenio de; MELO, Carlos Ian Bezerra de; QUEIROZ, Antonio José Melo de. O Laboratório de Educação Matemática da FECLESC/UECE (LaboMática): contribuições na formação inicial e continuada de professores que ensinam Matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 1, n. 2, p. 1- 15, 2022.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ [UECE]. Pró-reitoria de Graduação. Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central. Projeto Pedagógico do Curso de Matemática Licenciatura Plena. Programa das disciplinas. 2008.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ [UECE]. Projeto pedagógico do curso. Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central – Fluxo 2018/1, 2018.

Publicado

2024-09-12

Como Citar

SILVA, J. L. DOS S.; SOUSA, F. E. E. DE. O Curso Matemática pela Base e a influência do LaboMática-FECLESC/UECE na formação de professores que ensinam Matemática. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-20, 12 set. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática