Lesson study na formação de professores que ensinam matemática em Sobral: resultados e projeções futuras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4181

Palavras-chave:

lesson study, desenvolvimento profissional docente, formação de professores que ensinam matemática, educação matemática

Resumo

O Lesson Study (LS) é um processo de formação docente realizado por meio de práticas colaborativas e reflexivas que acontecem a partir de uma investigação na prática da sala de aula, tendo como foco também a aprendizagem dos alunos. Nessa perspectiva, o objetivo deste artigo é analisar narrativamente, a partir das experiências dos autores, as contribuições educativas do LS como processo formativo de professores em exercício que ensinam Matemática na cidade de Sobral, no Ceará, bem como de futuros professores das licenciaturas em Pedagogia e Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), de modo que estes assumam maior protagonismo em seus processos de Desenvolvimento Profissional Docente. Realizou-se uma análise interpretativa dos resultados de uma pesquisa de pós-doutoramento realizada na cidade de Sobral (CE), verificando seus desdobramentos. Os resultados obtidos foram: aprendizagens e aprendizados conceituais e didáticos relacionados à prática docente e à Matemática; a percepção de que as docentes conseguem estimular mais o pensamento matemático dos alunos; diferentes parcerias de fortalecimento da formação docente. O desenvolvimento de uma pesquisa com base no LS abriu portas para a realização de investigações nas salas de aula, conduzindo professores da rede sobralense a conhecerem e acreditarem em novas possibilidades formativas, além da ampliação da parceria entre as escolas e a Universidade e da melhoria da qualidade da Educação Matemática nessas instituições educativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Madeline Gurgel Barreto Maia, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA

Professora adjunta da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA. Autora de Livros Didáticos de Matemática. Líder do GPEEMAT. Formadora do Programa de Educação Docente – PED/STANFORD/UVA/Sobral. Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Estágio Pós-doutoral na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Mestre em Educação, na área de Formação de Professores que Ensinam Matemática pela Universidade Estadual do Ceará – UECE. Membro do Grupo de Sábado – GDS da Faculdade de Educação da UNICAMP; Parecerista de revistas científicas conceituadas na área de Educação e Educação Matemática.

Alessandra Senes Marins, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA

Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Professora adjunta do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UEVA.

Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo; Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas; Douotrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas; Estágio pós-doutoral nas Universidades de Lisboa e de Sevilla; Pesquisador PQ do CNPQ e professor doutor da Universidade Estadual de Campinas; Assessor científico da FAPESP; Editor científico da Revista Zetetiké.

Referências

BALDIN, Y. Y.; SILVA, A. F.; FELIX, T. F. Introdução dos Princípios da Lesson Study no Brasil: primeiros passos e grupos de estudo. Revista Paradigma, Vol. XLIV, Edición Temática Estudio de Clases: Contribuciones de la educación japonesa en diferentes países, p. 131-158 may. 2023.

COCHRAN-SMITH, M.; LYTLE, S. Relationships of knowledge and practice: Teacher learning in communities. Review Reasearch Education, [s.l.], v. 24, p. 249-305, 1999.

CRECCI, V. M.; PAULA, A. M. de; FIORENTINI, D. Desenvolvimento profissional de uma professora dos anos iniciais que participa de um Lesson Study Híbrido. Educere et Educare, v. 14, p. 1-21, 2019.

DE PAULA, A. P. M. Aprendizagens e aprendizados de professoras que ensinam matemática mediante participação em um Lesson Study Híbrido. 2023. Tese (Doutorado em Educação) - FE, Universidade Estadual de Campinas, 2023.

FERREIRA, A. Um olhar retrospectivo sobre a pesquisa brasileira em formação de professores de matemática. In: FIORENTINI, D.(Org). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos e outros olhares. Mercado de Letras, 2003.

FIORENTINI, D. Quando acadêmicos da universidade e professores da escola básica constituem comunidade de prática reflexiva e investigativa. In: Fiorentini, D; Grando, R.C.; Miskulin, R.G.S. (org.). Práticas de formação e de pesquisa de professores que ensinam matemática. Campinas: Mercado de Letras, p. 233-255, 2009.

FIORENTINI, D. Formação de professores a partir da vivência e análise de práticas exploratório-investigativas e problematizadoras. Cuadernos de Investigación y Formación en Educación Matemática. Año 7. N. 10, 2012

FIORENTINI, D.; CRECCI, V. Práticas de Desenvolvimento Profissional sob a perspectiva dos professores. Diversa Prática. Uberlândia, p. 65-76, 2012. Disponível: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/19781. Acesso: 01/07/24.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R. (Org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 – 2012. Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016.

FIORENTINI, D.; MORELATTI, M. R. M.; BEZERRA, R. C. Apresentação Dossiê: Lesson Study em Matemática. Educere et Educare, v. 14, p. 1-5, 2019.

GONÇALVES, K. V.; FIORENTINI, D. Origens e apropriação cultural do Lesson Study: contribuições à aprendizagem do professor que ensina Matemática. Revista Paraense de Educação Matemática. Campo Mourão, v.12, p.226-249, set.-dez. 2023.

LOSANO, L.; FERASSO, T. de O.; PAULA, A. P. de; FIORENTINI, D. Experiências de Lesson Study Híbrido de uma Comunidade Fronteiriça de Professores que Ensinam Matemática. Educação Matemática em Revista-RS, v.1, p.175-188, 2022.

AUTORA 1.; AUTOR 3. Experiência formativa de uma comunidade colaborativa com professoras que ensinam matemática nos anos iniciais. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 185-204, 2023a.

AUTORA 1; AUTOR 3. Aprendizagem Conceitual e Didática Acerca do Sentido de Número: resultado de um lesson study em uma escola de Sobral. Paradigma, v.44, 2023b.

MARTINS, M.; PONTE, J. P.; MATA-PEREIRA, J. O desenvolvimento do conhecimento didático de futuros professores: o estudo de aula como processo formativo integrado na formação inicial. PNA, v.18 n.2, p. 105-130, jan. 2024.

PINA NEVES, R. da S..; FIORENTINI, D.; SILVA, J. M. P. da. Lesson Study Presencial e o Estágio Curricular Supervisionado em Matemática: contribuições à aprendizagem docente. Paradigma (Maracay), v. 43, p. 409-442, 2022.

PASSOS, C.et al. Desenvolvimento profissional do professor que ensina Matemática: uma meta-análise de estudos brasileiros. Quadrante, v.XV, n.1 e 2, p. 193-219, 2006.

PINA NEVES, R. da S.; FIORENTINI, D;. Apresentação. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 1., 2021, Evento on-line. Anais [...]. Vitória: Edifes Parceria, 2022. p. 5-7.

PINA NEVES, R. S.; FIORENTINI, D. Aprendizagens de Futuros Professores de Matemática em um Estágio Curricular Supervisionado em Processo de Lesson Study. Perspectivas da Educação Matemática, v.14, p.1-30, 2021.

PINA NEVES, R. da S.; BRAGA, M. D.; FIORENTINI, D. Estágio Curricular Supervisionado em Matemática em Processo de Lesson Study on-line: adaptações, desafios e inovações. Revista Baiana de Educação Matemática, v.2, p.e202135, 2022.

PINA NEVES, R. S.; FIORENTINI, D.; SILVA, J. M. P. Lesson Study presencial y la pasantía curricular supervisada en matemáticas: contribuciones al aprendizaje docente. Revista Paradigma, v. 43, n. 1, p. 409-442, 2022.

PONTE, J. P. et al. O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. Bolema, Rio Claro, v. 30, n. 56, p. 868-891, 2016.

RICHIT, A.; FIORENTINI, D; PINA NEVES, R. da S.;. Apresentação. In: II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LESSON STUDY NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2., 2023, Evento on-line. Anais [...]. Chapecó: UFFS Ed. 2023. p. 7-9.

RODRIGUES, P.; AMARAL, C.; SOUZA, M. A. V. F. de. Lesson Study na Formação de Professores: um mapeamento de trabalhos realizados no Brasil. Revista Paraense de Educação Matemática. Campo Mourão, v.12, n.29, p. 449-469, set.-dez. 2023.

Publicado

2024-09-25

Como Citar

MAIA, M. G. B.; MARINS, A. S.; FIORENTINI, D. Lesson study na formação de professores que ensinam matemática em Sobral: resultados e projeções futuras. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-20, 25 set. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática