A formação de professores/as proposta em um curso de licenciatura em Matemática da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4179

Palavras-chave:

matriz curricular, licenciatura em matemática, formação 3 1

Resumo

O objetivo deste estudo foi caracterizar a proposta de formação inicial de professores/as de Matemática prescrita na matriz curricular de um curso de Licenciatura em Matemática do Estado da Paraíba. Com uma abordagem qualitativa, realizou-se a análise documental do projeto pedagógico do curso mencionado. A partir das reflexões de algumas pesquisas em Educação Matemática e de orientações das diretrizes curriculares nacionais vigentes, organizou-se as disciplinas do curso em três grupos de formação, em que foi possível identificar sete itinerários formativos. Percebeu-se que 37,43% dos componentes curriculares do curso são caracterizados por conteúdos matemáticos (formação matemática). Isso representa o maior quantitativo de carga horária por itinerário. Como contraste, verificou-se que não há componentes curriculares formados por conteúdos estabelecidos em documento nacional de orientação curricular, e nem pelo conhecimento pedagógico para o ensino desses temas na educação básica (formação pedagógica matemática). Assim, conjecturou-se que a ausência da formação pedagógica matemática, somando-se à baixa carga-horária das práticas de ensino como componentes curriculares, deve-se, sobretudo, à herança da formação 3 + 1, surgida no Brasil na metade da década de 1930. A presença de disciplinas de Física e de Ecologia no currículo, sem articulação com o ensino de Matemática na educação básica, indica que o extinto curso de Licenciatura em Ciências e suas habilitações (Biologia, Física, Matemática e Química) ainda exerce influência na organização curricular do curso investigado. Conclui-se que as reflexões geradas poderão contribuir com o debate curricular nos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades e demais instituições que ofertam tal formação.

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Biografia do Autor

André Pereira da Costa, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

É Professor na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), lotado na Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza (UACEN) do Centro de Formação de Professores (CFP), campus - Cajazeiras, onde atua nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Matemática e Química. Possui Licenciatura em Ciências - Matemática pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Graduação em Tecnologia em Automação Industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU); Especialização em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade Internacional do Deita (FID), Especialização em Educação Matemática e Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP); Mestrado e Doutorado em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Trabalhou na rede pública de ensino municipal de Cachoeira dos Índios (Paraíba), como professor na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no campo, onde também foi autor dos símbolos municipais (hino, brasão, estandarte etc.). Foi professor de Matemática na rede pública de ensino estadual em Recife (Pernambuco), onde atuou como Supervisor do PIBID, subprojeto de Matemática da UFPE. Trabalhou como professor no Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias (CCET) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), com atuação nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. Na UFOB, entre outras atividades, foi docente permanente do: a) Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), no qual orientou dois estudantes; b) Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) Curso de Mestrado, orientando duas estudantes. Além disso, coordenou a criação e a implantação da revista Pesquisa e Ensino (ISSN 2675-1933) do PPGE, que obteve a classificação Qualis B2 na avaliação da CAPES de periódicos (quadriênio 2017-2020), sendo o seu primeiro editor-chefe. Participou do Programa Residência Pedagógica (PRP), como docente colaborador no Subprojeto Interdisciplinar de Biologia e Matemática, sob vigência do Edital CAPES 01/2020. Foi consultor ad hoc do processo de avaliação das revistas científicas submetidas à indexação no Portal Educ@, vinculado à Fundação Carlos Chagas (FCC) - metodologia SciELO. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências, Educação Matemática e Tecnológica (GPECEMAT) - UFCG, e pesquisador no Laboratório de Inovação e Pesquisa em Educação Matemática (LIPEM) - UFOB e no Grupo de Pesquisa e Estudos em Didática da Matemática (GRUPEDIMA) - Universidade de Pernambuco (UPE) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Currículo, Discurso e Educação em Ciências- UFS. Temas de interesse: Educação e Semiárido, Ensino de Ciências e Educação Matemática. 

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

COSTA, A. P. DA. A formação de professores/as proposta em um curso de licenciatura em Matemática da Paraíba. Revista Cearense de Educação Matemática, v. 3, n. 8, p. 1-21, 12 set. 2024.

Edição

Seção

II Encontro Cearense de Educação Matemática