A formação de professores/as proposta em um curso de licenciatura em Matemática da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.56938/rceem.v3i8.4179Palavras-chave:
matriz curricular, licenciatura em matemática, formação 3 1Resumo
O objetivo deste estudo foi caracterizar a proposta de formação inicial de professores/as de Matemática prescrita na matriz curricular de um curso de Licenciatura em Matemática do Estado da Paraíba. Com uma abordagem qualitativa, realizou-se a análise documental do projeto pedagógico do curso mencionado. A partir das reflexões de algumas pesquisas em Educação Matemática e de orientações das diretrizes curriculares nacionais vigentes, organizou-se as disciplinas do curso em três grupos de formação, em que foi possível identificar sete itinerários formativos. Percebeu-se que 37,43% dos componentes curriculares do curso são caracterizados por conteúdos matemáticos (formação matemática). Isso representa o maior quantitativo de carga horária por itinerário. Como contraste, verificou-se que não há componentes curriculares formados por conteúdos estabelecidos em documento nacional de orientação curricular, e nem pelo conhecimento pedagógico para o ensino desses temas na educação básica (formação pedagógica matemática). Assim, conjecturou-se que a ausência da formação pedagógica matemática, somando-se à baixa carga-horária das práticas de ensino como componentes curriculares, deve-se, sobretudo, à herança da formação 3 + 1, surgida no Brasil na metade da década de 1930. A presença de disciplinas de Física e de Ecologia no currículo, sem articulação com o ensino de Matemática na educação básica, indica que o extinto curso de Licenciatura em Ciências e suas habilitações (Biologia, Física, Matemática e Química) ainda exerce influência na organização curricular do curso investigado. Conclui-se que as reflexões geradas poderão contribuir com o debate curricular nos cursos de Licenciatura em Matemática das universidades e demais instituições que ofertam tal formação.
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